Kaleydos

12 métodos para injetar capital em sua startup

Saiba como tirar sua ideia do papel, captar recursos para seu negócio de impacto social e conquistar o mercado

É preciso dinheiro para fazer dinheiro. Essa é uma realidade com a qual todo empreendedor logo se depara. Ter um modelo de negócio validado e um protótipo testado não são o suficiente se não houver capital de giro, recursos para investir em seu produto ou para cobrir despesas administrativas. Desde o plano de negócios, o empreendedor deve considerar quais serão as maneiras mais adequadas para atrair investimentos.

Todas as modalidades de captação de recursos disponíveis a negócios tradicionais estão também disponíveis a negócios de impacto. Uma boa notícia é que para estes últimos há também oportunidades específicas de obter investimento financeiro. Mas é bom lembrar que elas podem trazer consigo exigências adicionais. Por exemplo, comprovar o impacto social ou ambiental da atividade principal da sua empresa.

O Sebrae disponibiliza gratuitamente um excelente e-book sobre o tema: o Guia Sobre Oferta de Capital Para Negócios de Impacto Social, que você pode baixar aqui. Nessa matéria, resumimos as opções de captação de recursos para o empreendedor de impacto.

No portal de notícias da Kaleydos, divulgamos sempre editais para empreendedores de impacto. Também somos uma incubadora de negócios de impacto e apoiamos startups de maneira personalizada, incluindo investimento financeiro. Preencha esse formulário para apresentar sua iniciativa a Kaleydos. Daremos retorno o mais rápido possível.

Confira abaixo as diferentes modalidades de captação de recursos.

Recursos próprios

É em geral a primeira fonte de recursos do empreendedor, que usa dinheiro do próprio bolso para cobrir os custos básicos do negócio em seu estágio inicial. Pode ser importante para dar o primeiro impulso à empresa, mas não é suficiente no médio e longo prazo.

Familiares e amigos

Método comum para financiar novos negócios quando o empreendedor esgotou seus próprios recursos ou não dispõe deles. Aporte de capital usado para tirar a empresa do papel e mantê-lo pelos primeiros meses de vida.

Doações/ capital sem retorno (filantropia)

Devido ao seu objetivo de beneficiar a sociedade, negócios de impacto podem atrair capital filantrópico de fundações, institutos ou empresas privadas. O empreendedor deve estar atento a editais e chamadas que busquem negócios com o seu perfil. Em muitos casos, a doação é atrelada a objetivos e metas específicos.

Crowdfunding

Por meio de plataformas como Catarse, Benfeitoria e a Juntos.com.vc o empreendedor pode convencer grupos de pessoas em todo o mundo a doar diferentes valores ao seu projeto. Costuma funcionar quando o objetivo social do negócio é claro e considerado importante, capaz de sensibilizar e engajar indivíduos a apoiá-lo.

Microcrédito produtivo e orientado (MPO)

Serviço financeiro de empréstimos oferecidos a empreendedores de baixa renda. O crédito deve ser usado para capital de giro e investimentos produtivos fixos. Seu público-alvo são microempreendedores populares, formais ou informais, com faturamento anual de até R$ 120 mil.

Incubadoras e aceleradoras de negócios

São organizações que apoiam e investem no desenvolvimento de startups, ajudando-as a atingir seu ponto de equilíbrio e a obter novas rodadas de investimento. O apoio pode vir de diferentes maneiras, como mentoria, networking, infraestrutura e, em alguns casos, investimento financeiro, em troca de participação no negócio. Os valores investidos variam de caso a caso.

Para conhecer as incubadoras e aceleradoras especializadas em negócios de impacto, atuantes no Brasil, acesse nossa página Ecossistema de Impacto.

Saiba mais sobre incubadoras e aceleradoras.

Investimento anjo

Investidores anjo são pessoas físicas que aportam seu próprio capital em startups em estágio inicial, em busca de retornos financeiros significativos. São em geral empreendedores ou executivos experientes, que também atuam como mentores em suas áreas de especialização. Nessa modalidade é importante que o empreendedor busque investidores com conhecimentos nas áreas em que ele próprio possui dificuldades. Por exemplo, se o empreendedor entende pouco de marketing, pode ser uma boa ideia procurar um investidor com experiência nessa área, que irá lhe orientar para traçar uma estratégia adequada ao seu negócio.

A Anjos do Brasil é uma rede de investidores anjo referência no país.

Subvenção econômica e empréstimo subsidiado

Instrumento de política pública de financiamento e incentivo, em que o Estado aplica recursos públicos em empreendimentos de pequeno e médio porte. Dependendo de cada edital, os recursos podem ou não ser reembolsáveis ou uma participação no negócio pode ser uma contrapartida exigida.

Para concorrer a essa modalidade, o empreendedor deve ficar atento aos editais lançados periodicamente pelos órgãos governamentais.

Equity Crowdfunding

Similar ao tradicional crowdfunding, com a diferença de que se trata de um investimento e não de uma doação. Nessa modalidade quem aporta o capital adquire uma participação do negócio, tornando-se sócio. Essa característica faz com que seja possível atrair aportes mais volumosos. Uma plataforma referência na modalidade é o Kria. E uma organização de apoio a negócios de impacto que prepara empreendedores para rodadas de investimento por esse instrumento é a Din4mo.

Para saber mais sobre Equity Crowdfunding, leia essa matéria da Kaleydos.

Fundos de investimento de impacto

São organizações que captam recursos de investidores e os direcionam a empréstimos ou participação acionária. Além dos fundos tradicionais, existem fundos especializados em impacto, como a Vox Capital e a Mov Investimentos, pioneiras no Brasil. Para conhecer todos os fundos especializados, acesse nossa página Ecossistema de Impacto.

Empréstimo socioambiental

Funciona como um empréstimo tradicional, com a diferença de que o crédito é aprovado para negócios de impacto social e organizações que tenham objetivo de benefício social e/ou ambiental. Uma organização referência na modalidade é a SITAWI Finanças do Bem.

Financiamento bancário

São as tradicionais linhas de crédito oferecidas por bancos comerciais privados. Considerada adequada a negócios em estágios avançados, de expansão e escala.

 

Agora que você já sabe como captar recursos para sua startup, que tal ler outras dicas valiosas a empreendedores de impacto? Acesse nossa editoria Dicas e bom aprendizado!


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário