Kaleydos
Leapfrogging: inovações tecnológicas fomentam o desenvolvimento econômico e social acelerado

Conheça os negócios vencedores da 1a Chamada Leapfrogging

Boomera, Ioou e Smart Síndico receberão apoio da Fundação Dom Cabral para ampliar o impacto social de suas soluções tecnológicas

Em fevereiro de 2019, a Fundação Dom Cabral, com apoio da Pipe.Social e do Civi-co, lançou a 1a Chamada Leapfrogging, com o objetivo de selecionar negócios de impacto que adotem inovações tecnológicas disruptivas para gerar impacto social positivo.

Ao todo, 158 iniciativas foram mapeadas. As três vencedoras da chamada foram: Boomera, Ioou e Smart Síndico.

Como premiação, poderão participar da Practical Community Business Model, da FDC, e ter acesso a conteúdos inéditos, participar dos encontros, discussões e conexões com professores, pesquisadores, C-Level de algumas das mais bem sucedidas companhias do país e do mundo e convidados para troca de experiências, mentorias e visita a empresas que já superaram grandes desafios.

Conheça os vencedores

Boomera

A startup fomenta a economia circular por meio da plataforma proprietária CircularPack. Implanta sistemas de logística reversa para recuperar os resíduos, que são transformados em matérias-primas, usadas para a criação de produtos em parceria com designers. Já ajudou empresas como P&G, Nestlé, Adidas e Mondelez a reduzir os resíduos produzidos que param em aterros sanitários.

Ioou

Plataforma de investimento coletivo em empresas, por meio peer-to-peer lending. Sua solução conecta empresas e projetos à procura de crédito a investidores dispostos a causar impacto social e econômico de forma simples, transparente e justa. Usuários da plataforma podem fazer investimentos a partir de R$ 500,00.

Smart Síndico
Solução digital que descomplica a administração de condomínios HIS (habitação de interesse social) via web e aplicativo e a torna transparente e participativa. Permite também colaborar com a administração pública com subsídios ao planejamento de novas políticas habitacionais. A soluão foi criada por um grupo de especialistas em administração condominial HIS que desenvolveu o modelo de gestão para o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e o implementou em milhares de unidades, dentre elas da CDHU e Cohab.

O que é leapfrogging?

O termo vem do inglês leapfrog, que pode ser traduzido como “salto do sapo” ou “saltar como um sapo”. A analogia é que ao se locomover, o sapo salta grandes distâncias de uma só vez, em vez de dar pequenos passos por todo o trajeto.

Assim, technology leapfrogging é uma metáfora para os grandes saltos no desenvolvimento econômico e social por meio do uso da inovação tecnológica, pulando estágios que teriam que ser percorridos com tecnologias mais tradicionais. Este conceito é especialmente interessante para países em desenvolvimento, que com tecnologias disruptivas podem se aproximar mais rapidamente dos países desenvolvidos, possibilitando uma redução de diferenças na competitividade econômica e nas desigualdades sociais.

A Kaleydos, em parceria com a Pipe.Social, produziu uma matéria com tudo o que você precisar saber sobre o tema, como parte da série +imPACTO: Negócios & Propósito. Clique aqui para ler.


Foto: Eric Keller.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.