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5 dicas para criar um negócio de impacto social

Saiba o que é preciso para criar um negócio que melhore a vida das pessoas

Originalmente publicado pelo Pequenas Empresas Grandes Negócios

Nos últimos anos, muita gente vem percebendo que abrir um negócio pode trazer benefícios que vão muito além de aspectos financeiros. É a percepção de que é possível empreender com um propósito, ou seja, melhorar a vida das pessoas e, de quebra, ganhar dinheiro com isso.

Negócio de impacto social é uma ideia que tem como principal foco a criação de uma solução que traga benefício direto a um grupo, na maioria das vezes de baixa renda. O lucro fica em segundo plano.

De acordo com Carolina de Andrade, diretora-executiva da Social Good Brasil, entidade focada em empreendedorismo e atividades sociais de Florianópolis (SC), quem tem um negócio de impacto social deve conhecer profundamente o que deseja resolver. “Os empreendedores muitas vezes pensam em soluções sem conhecer a fundo o problema. É importante dar um passo atrás.”

Em entrevista a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Carolina deu dicas para quem deseja ser um empreendedor de impacto. Confira:

1. Apaixone-se pelo problema

Não custa nada reforçar: você deve conhecer profundamente seu problema antes de propor uma solução. Quem tem um negócio de impacto social deve focar em melhorar a vida das pessoas e não em fazer sucesso com um produto. “Estude. Entenda o problema e apaixone-se por ele”, afirma Carolina.

2. Encarne o público-alvo

Também é importante entender bem as pessoas que se beneficiarão com sua solução. A diretora da Social Good elenca duas ferramentas que podem ser úteis nessa missão: a elaboração de um mapa de empatia, que elenca os sentimentos, dores, ações e objetivos de quem será atingido por seu trabalho, e a criação de personas, um personagem que seja um retrato do seu público-alvo e que ajuda o empreendedor a ver o que se passa na cabeça de outras pessoas.

3. Crie um modelo de negócio viável

Apesar de ter o lucro em segundo plano, um negócio de impacto social continua sendo um empreendimento. Portanto, a empresa deve se sustentar sozinha.

Não há problema em contar com ajudas externas como o crowdfunding, por exemplo. “É importante pensar em modelos de negócios com fontes de receitas mais amplas. O que importa é que a receita seja recorrente”, diz Carolina.

4. Valide suas hipóteses

A empatia é importante para que o empreendedor se coloque no lugar do seu público-alvo. Mas esse exercício de empatia formula apenas hipóteses do comportamento e da preferência de quem desfrutará de sua solução. O próximo passo é validá-las.

Para isso, converse com seu público. Vá para a rua. “Não fique planejando tudo de dentro do escritório. Construa uma solução junto com seus usuários e não para eles. Esta é a melhor forma de validar seu projeto”, afirma Carolina.

5. Não tenha medo de errar e mudar

Na validação do negócio, você perceberá que o exercício de empatia é eficaz, mas que pode haver erros. Nessa hora, não tenha medo de mudar seu projeto e criar algo diferente. Lembre-se: o objetivo de um negócio de impacto social é solucionar um problema e não desenvolver uma solução.

Aliás, mesmo após lançar seu protótipo, correções poderão ser feitas e isso é normal. “A fase inicial de uma startup é puro aprendizado. Não tenha medo de mudar e tente outros caminhos”, diz Carolina.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

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