Kaleydos

5 dicas para negócios combaterem a crise climática

Do engajamento dos funcionários à reciclagem de embalagens e viagens sustentáveis, Empresas B compartilham dicas pelo bem do planeta

Por B The Change. Tradução: Kaleydos.

Os negócios exercem um enorme impacto sobre o planeta. Com isso, surge a oportunidade de mudar, melhorar e tomar uma iniciativa. Empresas B acreditam em equilibrar os lucros com a consideração pelas pessoas e pelo planeta, e estão liderando o caminho com a sua performance ambiental.

Quer o seu negócio esteja procurando fazer pequenas mudanças coletivas, ou estabelecendo metas ambientais de longo prazo, considere as sugestões a seguir de Empresas B sediadas no Reino Unido.

Torne seu escritório sustentável

No ano passado, os membros da equipe gerencial da Cotswold Fayre decidiram “tornar o escritório sustentável” para reduzir o nosso impacto sobre o planeta.

Um passo simples foi remover todos os cestos de lixo debaixo das nossas mesas. Usar somente um cesto de lixo para comida e um para reciclagem reduziu o lixo que iria para o aterro em dois terços! Todo o papel que o escritório usa agora é 100% reciclado e os resíduos de papel são reciclados.

Após implementar essas mudanças, nós rapidamente identificamos outras mudanças que poderíamos fazer. Elas incluíram instalar um secador de mãos (economizando 20 mil toalhas de papel) e mudar nossos fornecedores de energia elétrica para a Ecotricity, uma fornecedora de energia 100% verde. Também começamos a comprar papel higiênico e papel toalha da Empresa B Who Gives A Crap (os produtos são 100% reciclados e 50% dos lucros são usados para construir banheiros para pessoas que precisam deles). Em casa, 10 de nós mudaram para a Bulb, outra empresa B, que usa energia 100% renovável e gás que é 100% neutro em carbono. Todos os suprimentos usados no escritório agora são de marcas amigáveis ao meio ambiente.

Todas essas mudanças exigiram mínimo esforço e poderiam ser feitos por negócios de qualquer tipo e tamanho. Comece com uma pequena lista; a partir dela você pode decidir fazer mudanças maiores – iluminação de baixa energia, hospedagem de internet sustentável, carros elétricos. A lista não tem fim!

Engaje seus funcionários

Firmar o compromisso ensinou à nossa equipe como ações simples fazem a diferença. É incrível ouvir as conversas entre os membros da equipe sobre mudanças com propósito. Desde mudar para energia renovável, cortar bebidas açucaradas, tomar leite vegetal no escritório até ser mais consciente a respeito da comida que comemos, essas pequenas mudanças têm um impacto duradouro, pessoal e ambientalmente.

Nós participamos do desafio mais cedo esse ano, ao lado de outras empresas B, como a Wholegrain, Invivo Clininal e Cafedirect. As mudanças que fizemos vieram para ficar e nossa equipe de oito pessoas reduziu as suas emissões carbônicas em 20.000 kg anualmente. Além disso, tem sido muito divertido!

Eu recomendaria que qualquer negócio participasse do desafio Do Nation e descobrisse a potencial diferença que você e a sua equipe podem fazer coletivamente.

Opte pela energia renovável

Na COOK, nós decidimos mudar para energia 100% renovável em 2017 e nos surpreendemos em como foi fácil implementá-la. Nosso corretor de energia, o Beond Group, lançou um concurso para que fornecedores de energia renovável enviassem cotações e então nós escolhemos o que nos parecia mais adequado. Simples assim. Em um passo, cortamos nossa pegada carbônica aproximadamente pela metade – equivalente a 2.368 toneladas, mais ou menos o mesmo que 650 residências mudando para energia renovável – a um custo comparável à energia não-renovável.

Ao escolher fornecedores, assegure-se de checar que eles são capazes de oferecer o certificado Renewable Energy Guarantees Origin (REGO), certificando que a energia é verde. Atualmente, nós comparamos nossa energia da Orsted, que gera energia verde por meio de parques eólicos offshore e usinas de bioenergia. A mudança não requer nenhuma mudança na infraestrutura ou no equipamento. Você ainda receber a sua energia pela rede elétrica, mas estará usando o seu poder de compra para votar por um sistema de energia mais sustentável.

Nós reconhecemos que comprar energia é um bom primeiro passo, mas não é o passo definitivo. No momento, estamos trabalhando com uma cooperativa de energia para entender se um projeto envolvendo painéis solares no teto de nossa nova cozinha é viável e estamos procurando por outras maneiras de usar energia mais eficientemente.

Feche o circuito

Quase todas as embalagens de produtos de beleza – 99% – são jogadas fora após apenas um uso. A Beauty Kitchen está aqui para mudar isso por meio do novo programa “Retorne · Reabasteça · Repita”. Envie a sua embalagem Beauty Kitchen de volta para nós e nós vamos lavá-la e reutilizá-la para o próximo lote dos seus produtos favoritos. Pense nisso como uma versão moderna do entregador de leite, mas para produtos de beleza.

Sugestão de leitura: Economia circular: o que é e como aplicar ao seu negócio de impacto

Como estamos fazendo isso acontecer? Ao mudar para uma embalagem de vidro ou alumínio, tornando fácil lavá-la e reutilizá-la. De fato, a Beauty Kitchen redesenhou todos os elementos das suas embalagens com a reutilização em mente. Isso inclui não usar cola nas tampas, o que significa que elas também podem ser lavadas reutilizadas, assim minimizando o desperdício e fechando o circuito nas embalagens. Nós também usamos etiquetas feitas com rock paper/ papel de rocha (que não precisa de árvores ou água para produzi-lo).

Planejar o design com o fim do processo em mente funciona em todas as indústrias. Se o seu negócio usa embalagens, algumas poucas questões podem fechar o circuito. É reciclável? Tem sido reciclável? Se não, poderia ser? Estabelecer metas alcançáveis e persegui-las é o passo mais importante que qualquer negócio pode tomar.

Seja benéfico para o clima

Como um negócio com propósito além do lucro, nós reconhecemos que a sustentabilidade operacional não é mais suficiente e que nós precisamos encontrar maneiras de regeneram o planeta. A ação climática tem que ser uma prioridade para qualquer que ama viajar. Acreditamos que temos a responsabilidade de fazer uma diferença positiva e ajudar a preservar o planeta para a próxima geração de viajantes.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.