Kaleydos

Acontece no Setor 2.5: as últimas notícias sobre negócios de impacto social (29/04/2019)

Fique a par de tudo o que acontece no setor de negócios para o desenvolvimento sustentável

Sistema B inaugura comunidade em Fortaleza e fortalece o movimento de empresas melhores para o mundo na capital cearense. A Pipe.Social participará do Techday New York, maior evento de startups dos EUA. Negócios de impacto são tema do maior festival de inovação e criatividade da América Latina, o Rio2C. Estudo da Liga Ventures mapeia o ecossistema empreendedor em Pernambuco.

Confira essas e outras notícias na coluna semanal da Kaleydos, Acontece no Setor 2.5.

Notícias sobre o setor

Serviços financeiros para a baixa renda são oportunidade para empreendedores de impacto social

Inovações em modelos de negócios e tecnologias atendem e beneficiam público geralmente negligenciado pelas instituições financeiras tradicionais. Matéria da série +imPACTO: Negócios & Propósito, em parceria com a Pipe.Social.

Sistema B chega a Fortaleza para incentivar a iniciativa privada a adotar práticas de negócios conscientes

Criação da Comunidade B Fortaleza expande o movimento global de empresas que buscam ser melhores para o mundo.

Pipe.Social participará do maior evento de startups dos EUA

A Pipe.Social, maior vitrine de negócios de impacto socioambiental do Brasil, foi uma das 10 startups brasileiras selecionadas para participar do Techday New York, que acontecerá no dia 2 de maio e reunirá mais de 300 soluções e cerca de vinte mil pessoas. A organização apresentará os dados do 2º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental e as oportunidades do ecossistema de impacto para investidores, bancos, aceleradoras, influenciadores, imprensa especializada, acadêmicos, entre outros. Ainda não conhece o 2o Mapa de Negócios de Impacto? Então clique aqui para conhecer! 

2o encontro PipeR acontecerá em breve

A Pipe.Social está preparando o segundo encontro dos membros da comunidade PipeR. Entre as atividades programadas está um workshop sobre plano de negócios com o mentor Christian Gomes (que passou os últimos 19 anos comprando e vendendo empresas em Nova York) e a exposição da história inspiradora do empreendedor Anderson Morais, da Agenda Edu, contando como desde começo a edtech foi estruturada para receber investidores.

Cataki pode receber premiação da Chivas Venture

O aplicativo brasileiro que une quem tem materiais recicláveis em casa aos catadores e às cooperativas está na final do Chivas Venture, competição que pagará ao vencedor um prêmio de US$ 1 milhão para negócios de impacto social. (Ciclo Vivo)

Curso gratuito ensinará empreendedorismo social a quem tem mais de 60 anos

Projeto60+ difundirá conhecimento sobre negócios sociais alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ao público maduro.

Negócios de impacto são tema da Rio2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina

Representantes da Pipe.Social e da Din4mo participaram de painel sobre inovação em negócios de impacto.

Boas práticas do mercado

Carrefour usa blockchain para rastrear alimentos da fazenda até a gôndola

A plataforma blockchain permite rastrear todo o histórico de um produto. (Ciclo Vivo)

Adidas lança tênis 100% reciclável que pode ser refeito repetidamente

O FUTURECRAFT.LOOP é o primeiro tênis de corrida a ser produzido nos moldes da economia circular. (Ciclo Vivo)

Empreendedorismo

Estudo mapeia ecossistema empreendedor de PE

Pesquisa apresentada pela aceleradora Liga Ventures revelou que 73% das startups de Pernambuco nasceram de 2014 para cá, depois que a economia brasileira começou a desacelerar. O estado foi a primeira região do país a fazer parte do projeto intitulado Liga Insights, que prevê estudar os ambientes de empreendedorismo tecnológico em todo Brasil.

O panorama das healthtechs no Brasil e no mundo

Durante a HealthTech Conference, o médico anestesiologista e fundador da aceleradora de startups Grow +, resume o estado das startups tecnológicas focadas em saúde. Para ele, as novas tecnologias permitem que os médicos tenham mais foco no paciente. Diz ainda que o mercado brasileiro de healthtechs é muito grande e tem 263 startups no setor. (StartSe)

Empresa Simples de Crédito (ESC), uma nova modalidade de Fintech?

Fintechs adotam inovações tecnológicas e em modelos de negócios para aperfeiçoar o sistema financeiro, o que lhes permite atender a públicos geralmente negligenciados pelas instituições financeiras tradicionais, como famílias de baixa renda e desbancarizados. A criação da Empresa Simples de Crédito (ESC), recentemente sancionada pelo governo federal, pode se tornar um novo modelo de fintech, segundo o advogado Benny Willian Maganha. E pode ter potencial para ampliar a oferta de crédito a empreendedores da base da pirâmide e ajudá-los a consolidar seus negócios. (Jus Brasil)

Recomendamos

Eu Errei: Hand Talk

A Hand Talk foi pioneira ao criar uma solução digital de acessibilidade a deficientes auditivos. Mas demorou para que os potenciais clientes a vissem como um negócio, e não como filantropia. (Eu Errei)

Empreendedores saindo do armário

Todos os dias novos empreendedores de impacto se descobrem no país. O momento “eureka” é bom, mas é preciso compreender o real significado dessa transformação. (AUPA)

Empreendedorismo da periferia mostra como a empatia pode criar pontes e gerar transformações

Negócios como Gastronomia Periférica e Boutique de Krioula são exemplos de iniciativas impulsionadas pela empatia que vêm mudando o seu entorno na periferia de São Paulo. (Artemisia)

Conheça o Vale do Dendê, um centro de inovação em Salvador

Holding social foi idealizada pelo publicitário Paulo Rogério Nunes, um dos 100 negros mais influentes do mundo. (R7)


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário