Kaleydos

Acontece no Setor 2.5: as últimas notícias sobre negócios de impacto social (20/05/2019)

A maneira mais simples de se manter informado sobre o que acontece no mundo dos negócios que solucionam problemas sociais e ambientais

Na última semana, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) celebrou seus 20 anos de atuação com debate sobre as novas fronteiras para negócios de impacto social e ambiental. A Din4mo venceu o edital FIIMP 2 e apoiará 4 startups que serão selecionadas por meio de edital a ser lançado em breve. O Climate Ventures lançou o 1o report Lab de Inovação em Clima 2018, leitura essencial para empreendedores com soluções voltadas às mudanças climáticas.

Confira essas e outras notícias na coluna semanal da Kaleydos, Acontece no Setor 2.5.

Notícias sobre o setor

ICE celebra 20 anos e debate as novas fronteiras para o impacto social e ambiental

Em comemoração aos seus 20 anos de atuação, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) abriu os trabalhos do Encontro Nacional da Rede do Programa Academia com um painel que contou com a presença de Lester Salamon, professor na Universidade Johns Hopkins e diretor do Centro de Estudos da Sociedade Civil no Instituto Johns Hopkins para Estudos Políticos, e Ricardo Abramovay, economista e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Os dois abordaram “As Novas Fronteiras para o Impacto” a partir da perspectiva de suas trajetórias de pesquisa e atuação, buscando contribuir com o debate sobre como conectar novos conhecimentos e práticas inovadoras no campo do investimento social privado, considerando o ecossistema de investimentos e negócios de impacto, na perspectiva da redução das desigualdades no Brasil. (ICE)

Din4mo vence o edital do FIIMP 2

Pela segunda vez, a Din4mo foi selecionada para executar um projeto de desenvolvimento de negócios de impacto do grupo de Institutos e Fundações de Impacto (FIIMP2) no eixo escala. A organização apoiará quatro startups com assistência técnica, estruturação de captação e investimento. Em breve, lançará uma chamada para os negócios interessados em participar.

Prêmio ICE de Investimentos e Negócios de Impacto anuncia vencedores da quinta edição

Realizado pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), este ano o prêmio alcançou a região norte e superou o número de trabalhos inscritos da edição anterior. (ICE)

Climate Ventures lança 1o report Lab de Inovação em Clima 2018

Surgida em 2018, a Climate Ventures trabalhar para acelerar uma economia regenerativa e de baixo carbono no Brasil. Em seu primeiro ano, mapeou mais de 500 organizações e realizou mais de 100 entrevistas com liderenças e realizou um Lab de Inovação em Clima com 50 organizações. O Lab foi correalizado pela Aoka, Instituto Clima e Sociedade e Instituto Arapyaú, com o apoio do Fundo Vale e Fundação BMW. Seu principal objetivo foi mapear desafios, definir pontos de alavancagem e construir protótipos de ação coletiva para alavancar a economia de baixo carbono no Brasil. E agora um relatório dessas atividade está disponível para download. Para baixá-lo, clique aqui.

Boas práticas do mercado

Aqualuz: dispositivo leva água potável ao semiárido brasileiro

Criado por estudante, tecnologia é solução simples e barata para ampliar o acesso à água potável

Bart.Digital promove segurança e transparência no crédito a produtores rurais

Com uso de blockchain, startup consegue acelerar a oferta de recursos financeiros ao agronegócio. Matéria integrante da série Negócio de Impacto em Destaque.

Empreendedorismo

Entenda detalhes sobre o Marco Legal das startups, direto do MCTIC

Em entrevista para o Startupi, Paulo Alvim, Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, esclarece o que o marco legal representa para as startups.

Conheça 100 startups brasileiras para ficar de olho em 2019

Lista possui edtechs, fintechs, agrotechs, entre outras, e foi criada por revistas do setor em parceria com consultorias. (StartSe)

Cresce número de investidores em equity crowdfunding

De 2016 a 2018, a modalidade teve um crescimento de 716% no número de investidores e 451% em volume captado. A regulamentação trouxe segurança jurídica, o que atraiu investidores. (CVM)

Endeavor lança ebook Cultura Empreendedora no Brasil

A Endeavor e o Grupo Troiano entrevistaram mais de 4 mil pessoas nas cinco regiões do Brasil para descobrir como anda o empreendedorismo no Brasil. Como resultado, o relatório revela 3 dimensões do empreendedorismos: 1) Comportamentos (os 5 aspectos comuns e indispensáveis de qualquer empreendedor); 2) Modelo de gestão (descreve o “como” e não é exclusivo do empreendedor); 3) Motivacional (as diferentes motivações para empreender). Clique aqui para baixar gratuitamente.

Centro da ONU promove seminário em Brasília sobre economia rural sustentável

O seminário tem como objetivo explorar novas oportunidades de negócios sustentáveis ​​para o setor rural brasileiro. (eCycle)

Recomendamos

Vox Capital promove debate sobre avanços nas metodologias de gestão e mensuração de impacto

Às vésperas de completar 10 anos de atuação, a Vox Capital realiza encontro para promover reflexão sobre Propósito na Prática e lança o Clube de Impacto, iniciativa que oferece a oportunidade, para qualquer pessoa, de investir em negócios de impacto, a partir de R$ 1 mil. (Notícias de Impacto)

Gastronomia Periférica: tempero da quebrada, que traz cultura e renda por intermédio da comida

A partir da periferia, conheça um negócio de impacto que promove a “desgourmetização” de processos sobre a circulação da comida para democratizar seu acesso. (AUPA)

Como gerar inclusão e diversidade reais no mercado de trabalho na era digital

A empresa Carambola, que ajuda a capacitar jovens de baixa renda para trabalhar com tecnologia, é exemplo de como escrever a história com foco no ser humano. (Artemisia)

Transformação econômica decorrente do empreendedorismo negro já é realidade

Se não for por uma questão de valor ou de princípio, que seja por inteligência. Incentivar o empreendedorismo, oferecer microcrédito ou desenvolver produtos e serviços com olhar específico para população negra é aproveitar um mercado de R$ 1,7 trilhão. (Notícias de Impacto)


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário