Kaleydos

Acontece no Setor 2.5: as últimas notícias sobre negócios de impacto social (03/06/2019)

A maneira mais simples de se manter informado sobre o que acontece no mundo dos negócios que solucionam problemas sociais e ambientais

A Semente Negócios foi selecionada para executar o projeto de validação do FIIMP2. São divulgados os 35 finalistas para participar do programa de apoio a negócios de impacto Accelerate 2030. Startup brasileira cria pele artificial humana para testar cosméticos sem o uso de animais. O investimento em startups brasileiras cresceu 51% em 2018.

Confira essas e outras notícias na coluna semanal da Kaleydos, Acontece no Setor 2.5.

Notícias sobre o setor

Semente Negócios vence o edital FIIMP 2

A Semente foi selecionada para executar o projeto de validação do FIIMP2 (Institutos e Fundações de Impacto). Assim irão ajudar negócios de impacto social e ambiental a entender as dores e oportunidades no seu desenvolvimento, por meio de uma experiência concreta.

Rede Temática de Negócios de Impacto discute importância e formas de promover diversidade racial no investimento social privado

A Rede Temática (RT) de Negócios de Impacto Social escolheu o tema Diversidade no Campo dos Negócios de Impacto Social para seu 9º encontro. Realizado no Impact Hub, em São Paulo, o encontro reuniu mais de 40 pessoas de fundações e institutos privados interessadas em discutir a cultura da diversidade racial tanto dentro das organizações quanto no campo dos negócios de impacto, no qual investem e atuam. (GIFE)

Accelerate 2030 seleciona as empresas finalistas da etapa nacional

Entre 364 inscritos, foram selecionadas 35 empresas distribuídas entre 12 estados brasileiros. Os empreendedores serão capacitados para aprimorar práticas de mensuração de impacto, elaborar um plano de escala global, oferecer suporte e fazer contato com especialistas, investidores, mentores e parceiros do mundo todo. Conheça os finalistas. (Notícias de Impacto)

Academia discute o processo e importância da avaliação de impacto

A quarta edição do Encontro Nacional da Rede de Professores do Programa Academia ICE, realizada entre os dias 8 e 10 de maio, em São Paulo, contou com uma sessão especial sobre avaliação de impacto conduzida em parceria com a Move Social, que apoia organizações públicas e privadas na ampliação e qualificação dos impactos socioambientais de suas ações. (ICE)

+imPACTO: Negócios & Soluções

Economia circular: o que é e como aplicar ao seu negócio de impacto

Lixo é um erro de design. Entenda como criar produtos e serviços que dão nova vida aos resíduos da indústria e preservam o planeta. Matéria produzida em parceria com a Pipe.Social.

Boas práticas do mercado

Negócios e tecnologias democratizam o acesso à água potável e reduzem o desperdício

Água potável a todos e desperdício zero. Essas 16 soluções de mercado ajudam a cumprir esse objetivo.

BioCellTis: startup brasileira cria pele humana artificial para testes de cosméticos

Pele cultivada em laboratório dispensa testes em animais para desenvolver cosméticos.

Pernas pra que te Quero

Startup desenvolve dispositivo para cadeiras de rodas com o objetivo de promover a inclusão, gerar maior mobilidade e estabilidade no espaço urbano. (TV Legado)

Projeto já reciclou mais de 50 milhões de garrafas de vidro

Idealizado e liderado pela Diageo, proprietária das marcas Ypióca, Smirnoff, Johnnie Walker, Cîroc e Tanqueray, o programa de reciclagem Glass is Good é a maior iniciativa de logística reversa de vidro no Brasil. (Ciclo Vivo)

Empreendedorismo

Investimento em startups brasileiras cresce 51% em 1 ano

Relatório da Associação Latino-Americana de Private Equity e Venture Capital (LAVCA) revela que, em 2018, foram investidos U$1,3 bilhão em startups brasileiras. O montante representa um crescimento de aproximadamente 51% em relação ao volume investido em 2017 e 65% de todos os investimentos feitos na América Latina durante o último ano. (Crunchbase)

Mercado global de fintech deve atingir US$ 305,7 bilhões até 2023

A previsão é do Global Fintech Market (2018-2023). O estudo prevê um crescimento médio de 22,17% ao ano, e coloca o Brasil e o México como protagonistas no desenvolvimento de tecnologias financeiras na América Latina. (Fintechlab)

Recomendamos

Contrato de Impacto Social | Websérie Finanças do Bem #6

No sexto episódio da websérie “Finanças do Bem”, a SITAWI fala sobre Contratos de Impacto Social, um mecanismo inovador que permite contratação pública de soluções inovadoras para os problemas sociais com pagamento por resultado e investimento privado. Participam deste capítulo Leonardo Letelier e Rafael Ribeiro, da SITAWI, Marta Garcia, da Social Finance UK e Marcos Vinícius de Souza, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Sustentabilidade faz empresas mais eficientes

Empresas mais eficientes, competitivas, produtivas, éticas e com mais mercado é o que a sustentabilidade gera, segundo Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional. (Sebrae)

Uma aceleradora para negócios de impacto social

Baanko, organização focada nos 17 ODS das Nações Unidas, participa do Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos negócios. (Sebrae)

As protagonistas de impacto no território

Da zona leste de São Paulo a Salvador, mulheres alcançam olhar próprio para as potências de seus territórios. É a partir do protagonismo delas que o impacto e o ecossistema podem se multiplicar. (AUPA)

Prosa Conceitual: Economia Ética

O advogado e presidente do Instituto Legado, James Marins, explica a importância e atuação da economia ética na sociedade. (TV Legado)

GovTech tem potencial para fomentar o campo de impacto no Brasil
Especialistas debatem desafios e oportunidades para empreender para o setor público e com isso gerar transformações. (ICE)


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.