Kaleydos

Acontece no setor 2.5: as últimas notícias sobre negócios de impacto social

Fique a par de tudo o que acontece no setor de empreendedorismo social

Não perca oportunidades para o seu negócio de impacto. Assine a nossa newsletter mensal e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no setor 2.5. Não se preocupe, também não gostamos de spam. :-)

GIIN estima que mercado de investimentos de impacto global tenha superado os $500 bilhões de dólares. Programa Hangar, iniciativa do Quintessa, da Pipe.Social e do Civi-co, anuncia os 14 negócios selecionados para sua fase final. Hand Talk lança projeto educativo para facilitar a educação em Libras. Aceleradora da Ambev levará a startup Maneje Bem a Nova York, para apresentar seu projeto no “SDGs in Brazil”, evento do Pacto Global da ONU.

Confira essas e outras notícias na coluna semanal da Kaleydos, Acontece no Setor 2.5.

Notícias sobre o setor

Investimentos de impacto ultrapassam $500 bilhões globalmente

Valor estimado pelo GIIN é mais que o dobro do estimado em 2018 e revela potencial do setor; mas ainda é baixo quando comparado a outros investimentos.

Conheça as soluções dos 14 negócios selecionados pelo programa Hangar

Os negócios selecionados foram: Web para todos, Roupateca, Fechando Ciclo, Os Leguminhos, AMNIE, Connectingfood, Doe Certo, Padaria Escola Pão Nosso, Recikle, Pode Perguntar, Co-Criança, Be-Cause, Studio Lobo Guará e Coletivo Saúde Mental. (Notícias de Impacto)

Hand Talk e Fundação Lemann lançam projeto para difundir a educação em Libras

Acervo educativo em Libras pode ser consultado por professores e alunos por meio do aplicativo da startup.

Instituto Amani inicia expansão de programa sobre impacto social

Após três turmas concluídas em São Paulo, organização replicará a Formação de Impacto Social (FIS) em outros estados brasileiros e países vizinhos da América Latina. (ICE)

Yunus Negócios Sociais investe em quatro novos negócios

Após primeira rodada de captação de recursos no Brasil, fundo de investimentos fará aportes em quatro negócios sociais em diferentes setores. São eles: Assobio (reflorestamento), Instituto Muda (resíduos sólidos), 4YOU2 (educação) e Redação Online (educação). O aporte vem acompanhado de apoios ao empreendedores, como mentorias, consultorias e modelagens de negócio. (Folha.com)

Baanko anuncia criação da Casa Baanko BH

A empresa mineira que acelera e investe em negócios de impacto anuncia a criação de uma casa planejada para conectar empreendedores e investidores a organizações que fomentem a inovação com impacto social. Esse deve ser o primeiro de 20 espaços compartilhados a serem inaugurados nos próximos cinco anos, de acordo com o planejamento da organização. A Baanko convida investidores e empreendedores a se juntarem ao projeto. Clique aqui para mais informações.

Primeira Rodada de Negócios das LastFriday acontecerá em 25 de abril

Outra realização da Baanko, a rodada acontecerá na WeWork Savassi. LastFriday é um coletivo de inovação que se reúne há mais de um ano sempre nas últimas sextas-feiras do mês para articular o desenvolvimento do impacto da inovação em Minas Gerais. Já estão confirmadas as participações da ArcelorMittal, Embaré, Ole Santander, Usiminas e FCA. Empresas interessadas em participar podem clicar aqui para se inscrever.

Boas práticas do mercado

Piipee reduz o desperdício de água em vasos sanitários e contribui para um mundo sustentável

A cada 24 horas, o mundo usa 100 bilhões de litros de água para dar descargas em vasos sanitários. E se fosse possível fazer diferente? É isso que a Piipee promete. Matéria da série Negócio de Impacto Em Destaque.

Conheça a trajetória empreendedora de Adriana Barbosa, da Feira Preta

A paulista, criadora de um dos principais eventos culturais do país, esteve em uma das capas mais icônicas de PEGN, que completa 30 anos em 2018. (PEGN)

Transemprego fomenta inclusão de transgêneros no mercado de trabalho

Criado em 2013, o projeto Transemprego tem como foco a empregabilidade de transgêneros no Brasil. (AUPA)

Startups de mobilidade geram impacto social, como o Uber da ‘quebrada’

Aplicativos como Jaubra e OnBoard Mobility veem oportunidade no vácuo da atuação dos setores público e privado. (Artemisia)

Outras notícias

Aceleradora da Ambev seleciona startup para participar de evento da ONU em Nova York

Na semana passada, a Aceleradora 100+, da Ambev, promoveu um DemoDay, em que 11 startups apresentaram soluções para problemas socioambientais. A Maneje Bem, de Florianópolis, foi a vencedora e receberá uma quantia de R$ 25 mil para acelerar seu projeto e apresentará seu projeto no “SDGs in Brazil”, evento do Pacto Global da ONU, que acontece na sede da organização, em Nova York. A startup desenvolveu uma ferramenta que oferece assistência técnica aos agricultores familiares para aumentar sua produtividade e garantir a qualidade dos alimentos/matéria prima que cultivam. (Startupi)

Empresas gigantes formam aliança para comprar energia renovável

Google, Facebook, General Motors e Walmart, e outras 300 empresas, se uniram na “Aliança de Compradores de Energia Renovável” (REBA, na sigla em inglês). Tais companhias formam agora o maior grupo de compradores corporativos de energia renovável nos Estados Unidos. O objetivo é que a aliança adquira mais de 60 gigawatts de fontes renováveis no país até 2025. (Ciclo Vivo)

Recomendamos

Websérie Finanças do Bem #3: Investimento de Impacto

O novo episódio da websérie reúne especialistas para discutir sobre investimentos de impacto, apresentando os diferentes mecanismos, suas particularidades, vantagens e impactos. Participam deste capítulo Daniel Izzo, da Vox Capital, Andrea Armeni, da Transform Finance, Andrea Resende, da SITAWI, Célia Cruz, do ICE, e João Paulo Pacífico, do Grupo Gaia. (SITAWI Finanças do Bem)

Eu Errei: SmartSíndico

Sexto episódio da série conta o caso do negócio SmartSíndico, que criou uma solução de gestão para condomínios de habitação social. Porém, o app ficou muito tempo na prancheta até ser lançado. (Eu Errei)

Diálogo com o Campo: Luiza Nascimento e Bettina Barros discutem os desafios da comunicação para o campo de investimentos e negócios de impacto no Brasil

Falta de clareza de conceitos próprios do campo e comunicação insuficiente de cases de sucesso estão entre os gargalos. (ICE)

Redação Kaleydos

Faça um comentário