Kaleydos

Acontece no setor 2.5: as últimas notícias sobre negócios de impacto social

Não perca oportunidades para o seu negócio de impacto. Assine a nossa newsletter mensal e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no setor 2.5. Não se preocupe, também não gostamos de spam. :-)

Quer ficar a par do que está acontecendo no campo dos negócios de impacto e negócios sociais? Então acompanhe essa compilação semanal de notícias que a Kaleydos oferece a seus leitores.

Notícias sobre o setor 2.5

2o Mapa de Negócios de Impacto é lançado pela Pipe.Social

Estudo permite entender o estado atual do setor e pode orientar a criação de estratégias e ações para fortalecê-lo.

+imPACTO celebra um ano oferecendo conhecimento prático a empreendedores de impacto

Completou um ano a série +imPACTO: Negócios & Propósito, produzida em parceria entre Kaleydos e Pipe.Social. A série é composta por matérias aprofundadas com real utilidade ao empreendedor de impacto. Os temas variam de tecnologias disruptivas como blockchain a modelos de negócios, erros e acertos de empreendedores, oportunidades em agronegócio, energia solar e moda, entre outros.

B Lab e o Pacto Global das Nações Unidas se associam para desenvolver uma plataforma que permite gerir o impacto empresarial relacionado aos ODS

Plataforma online, de acesso público, será lançada em 2020. Permitirá que empresas avaliem o seu desempenho e o compare aos ODS, visando melhorá-lo e alcançar um progresso concreto até 2030.

Programa Vivenda inaugura loja no Campo Limpo

O Programa Vivenda inaugurou no dia 18/03, segunda-feira passada, uma nova loja no Campo Limpo, bairro na Zona Sul de São Paulo. A iniciativa faz parte do seu plano de descimento, após reorganizar seu modelo de vendas.

A startup oferece reformas de moradias a custo acessível para a população de baixa renda. Com isso, ajuda a solucionar o problema do déficit habitacional qualitativo: residências que oferecem baixa qualidade de vida a seus moradores.

Saiba mais sobre o Programa Vivenda aqui.

SITAWI lança série Finanças do Bem

Organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social, a SITAWI lançou a série Finanças do Beme. A série é composta de 8 vídeos com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre finanças que geram impacto socioambiental positivo e traz depoimntos de especialistas em diferentes perspectivas. O primeiro episódio está no Youtube.

SEBRAE apoia pequenos negócios nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Instituição planeja criar um funding para um processo de amadurecimento de modelos de negócio voltados para os objetivos de impacto social. (Sebrae)

Boas práticas do mercado

Atina Educação combate a evasão escolar com material didático que faz sentido ao aluno

Criar identificação do aluno com o conteúdo apresentado gera interesse pelo estudo. Startup, que é apoiada pela SITAWI Finanças do Bem, tem obtido resultados positivos em escolas públicas na Bahia.

Outras notícias

Governo brasileiro vai criar marco legal para incentivar startups

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações se reuniu com representantes do setor privado e deve apresentar projeto em abril. (StartSe)

Ministros adotam resoluções sobre economia circular e produção sustentável

Documento afirma que é necessário usar ciência e inovação para tornar o uso de recursos naturais mais eficiente, reduzir o uso de plástico descartável e promover economias de baixo carbono. (eCycle)

Vale a pena ler

Investimento de impacto: uma entrevista com o CEO da Palladium, Christopher Hirst

A forma como o trabalho de cooperação e fomento internacional é financiado está mudando à medida que o mercado para investimentos de impacto e outros mecanismos cresce. (Pipe.Social)

Empreender-se: O empreendedor social na essência

É preciso questionar-se: a quem ou a que impacto com minhas ações empreendedoras? O que faço com meus ativos empreendedores? Artigo de Marco Gorini, sócio da Din4mo. (AUPA)

Eu Errei: Ralf Toenjes e Pedro Ivo Garcia, da VerBem

A VerBem começou dentro de uma ONG com o propósito de criar um modelo para distribuir óculos de baixo custo pelo Brasil e gerar renda para pessoas em situação de vulnerabilidade. Mas foi preciso focar em um problema de cada vez. (Eu Errei)

As cinco tendências da mobilidade para a redução das desigualdades

Empreendedores estão contribuindo para a construção de uma cidade mais democrática combatendo a segregação espacial, em especial dos mais pobres. (Artemisia)

Redação Kaleydos

Faça um comentário