Kaleydos

Adidas vendeu 1 milhão de tênis feitos de plástico retirado dos oceanos em 2017

Fabricante de calçados investe em matérias-primas sustentáveis para a criação de novos produtos

Em um bom exemplo de economia circular, a Adidas lançou em 2017 uma linha de tênis produzida com plásticos retirados do oceano. O calçado foi criado em conjunto com a organização Parley with the Oceans, uma iniciativa que busca conscientizar stakeholders sobre o problema do plástico dos oceanos e colaborar em projetos que podem ajudar a solucioná-lo.

A Adidas começou com um tênis-conceito em 2015, que era feito de redes de pesca ilegais, confiscadas pelo grupo de conservação ambiental Sea Shepherd, na costa da África Ocidental. Em 2016, a empresa fabricou 7.000 pares de tênis feitos de plástico reciclado. Então, em 2017 lançou o tênis feito com plástico retirado dos oceanos, cujas vendas eram limitadas a somente um par por cliente.

A empresa diz que seus tênis feitos de plástico reciclado são leves e criados para suportar o impacto das atividades dos atletas, ao mesmo tempo em que oferecem amortecimento para as articulações, para o peito do pé e para o tendão de Aquiles.

A criação de negócios sustentáveis deste tipo é muito importante para ajudar a resolver o problema da poluição dos oceanos. Segundo a BBC, estima-se que 10 milhões de toneladas de plástico vão parar no mar todos os anos. Grande quantidade do resíduos são agrupados, devido a correntes marítimas, formando verdadeiros “oceanos de plástico”. Além de causar um grande problema de poluição, o material é causa da morte de incontáveis animais marinhos.

Além do impacto ambiental, o descarte do plástico no oceano é também um problema econômico, uma vez que estão sendo desperdiçadas milhões de toneladas de matéria-prima que poderiam ser reaproveitadas para se criar todo tipo de produto. Por isso, o recolhimento e reciclagem deste resíduo é uma oportunidade para novos negócios de impacto social e ambiental, que pode ser aproveitada por empreendedores inovadores.


Com informações do TreeHugger.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

2 comentários