Kaleydos
agroflorestas

Agroflorestas são oportunidade para negócios de impacto socioambiental

Agronegócio a serviço da saúde e da preservação da natureza; entenda o que são agroflorestas e suas vantagens

Produzir alimentos saudáveis e preservar ou restaurar o equilíbrio do meio-ambiente. Assim pode-se resumir o objetivo dos Sistemas Agroflorestais (SAF), mais conhecidos como agroflorestas. Esse é um conceito importante na agricultura sustentável, na agroecologia e na permacultura. É também uma opção viável para negócios de impacto no agronegócio. E já há casos de sucesso, como se verá mais adiante.

A técnica combina o cultivo de uma grande diversidade de alimentos vegetais (30 ou mais espécies) em meio a árvores frutíferas ou madeireiras. Com isso, busca evitar os problemas ambientais causados pelas monoculturas e aproveitar melhor os recursos naturais, como solo, água e luz.

Um sistema agroflorestal apresenta diferenciais como a fácil recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes e o controle natural de ervas daninhas e pragas. É uma maneira de enfrentar a degradação ambiental causada pelo agronegócio. Além disso, as árvores também pode constituir uma fonte extra de renda, uma vez que a sua madeira e os seus frutos podem ser comercializados.

Assista abaixo a um vídeo para entender melhor o conceito e a técnica.

Vantagens da agrofloresta

Entre as principais, pode-se mencionar:

  • Evita o desmatamento para a produção de alimentos;
  • Ajuda a recuperar áreas degradadas;
  • Não usa agrotóxicos e não contamina as águas, o solo e os alimentos;
  • Controla a erosão dos solos;
  • Mantém a fauna e a biodiversidade;
  • Segurança alimentar – produz alimentos ricos em nutrientes e sem agrotóxicos;
  • Custos de implementação acessíveis ao pequeno produtor.

Desvantagens da agrofloresta

Alguns dos pontos negativos de um Sistema Agroflorestal:

  • Manejo mais complicado do que nas monoculturas;
  • Difícil mecanização com as tecnologias atuais;
  • Embora acessível, o custo inicial de implantação é mais elevado do que o da agricultura convencional;
  • O retorno sobre o investimento é mais lento;

Casos de sucesso

Parece muito utópico? Na verdade, não é. Existem muitos casos de sucesso, inclusive no Brasil. Vamos conhecer alguns.

Toca da Floresta

Projeto finalista do Prêmio Empreendedor Social 2018, produz uma tonelada de alimentos por mês em meio hectare de terra. Saiba mais.

Fazenda Malabar

Os irmãos Flavia Altenfelder Santos e Felipe Santos recuperaram uma antiga propriedade de sua família ao implantar um sistema agroflorestal. Agora, a Fazenda Malabar fornece alimentos orgânicos para Campinas, Itatiba e São Paulo. Saiba mais.

Natura

Agroflorestas também são adequadas para grandes negócios. A Natura desenvolveu um sistema agroflorestal para a produção sustentável de óleo de palma. Esse óleo, usado em produtos cosméticos, costuma ser produzido por monocultura e causa grande impacto ambiental. A Natura buscou reverter esse impacto ao incluir árvores no sistema de produção. Saiba mais.

Agronegócio do bem

A disseminação das agroflorestas mostra que o agronegócio não precisa ser sempre o vilão do meio-ambiente. Ao contrário, pode ser um aliado da sua preservação e recuperação. Além de ser uma opção para o pequeno produtor e para a agricultura familiar. Em tempos em que cada vez mais consumidores buscam alimentos orgânicos e saudáveis, opções como as agroflorestas e outras práticas agrícolas sustentáveis representam também uma boa oportunidade de negócios a empreendedores em agricultura sustentável.


Foto: “_MG_5126” por TallesReis/MST está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC-SA 2.0


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.