Kaleydos

Aplicativo usa inteligência artificial para ajudar o aluno a aprender

Plataforma BRÖ funciona como um agente pessoal que relembra tarefas e auxilia no estabelecimento de metas de estudo

Do Porvir

Diferente do tom futurista que apontavam os livros ou filmes de ficção científica, a inteligência artificial já começa a fazer parte do cotidiano de empresas, hospitais e até mesmo escolas. Para mostrar como essa tecnologia também pode mudar a forma de ensinar e aprender, a Conexia, braço de soluções educacionais do Grupo SEB, lançou a plataforma BRÖ, que funciona como um assistente pessoal para interagir com os alunos, relembrar tarefas e organizar metas de estudo.

Como um complemento ao conteúdo aprendido em sala de aula, o aplicativo tenta personalizar e humanizar a contato com os alunos. Por meio de um sistema inteligente, acionado pelo comando de voz ‘Hey, BRÖ’, o dispositivo não apenas interpreta e responde questionamentos, como também faz perguntas e oferece sugestões, que se aprimoram à medida que as interações aumentam.

De acordo com Reginaldo Gotardo, diretor de Inteligência Artificial da Conexia, a ferramenta pretende ir além dos conhecidos chatbot, programas de computador que simulam a linguagem humana em uma conversa. “Para um atendimento [esse recurso] é relativamente tranquilo, mas um chatbot educacional teria que ser muito dinâmico.”

A ferramenta surgiu após a equipe desenvolver uma série de estudos sobre inteligência artificial e suas aplicações na educação. Inicialmente, os pesquisadores constataram que grande parte das iniciativas ainda era focadas em aprendizagem adaptativo, muito ligadas a sistemas de personalização. Depois de visitar startups e grandes empresas no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), eles começaram a pensar na criação de um agente inteligente educacional.

“BRÖ é esse agente que a ajuda o aluno a estudar, organizar suas tarefas, sua rotina e procurar conteúdos”, define Reginaldo. Ele também menciona que a inteligência da plataforma está conectada com os conteúdos dos sistemas de ensino do Grupo SEB, incluindo Pueri Domus, AZ e Múltiplo.

Disponível nas versões desktop e móvel, a ferramenta também permite gerar relatório para as escolas, que podem acompanhar as interações dos alunos com o BRÖ.

Por enquanto, a ferramenta está sendo testada em escolas do grupo. Na segunda fase, ela também deve ser implantada em outras instituições

Redação Kaleydos

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail *
Nome
Sobrenome
Organização
Cargo
*Campo obrigatório

Faça um comentário