Criar identificação do aluno com o conteúdo apresentado gera interesse pelo estudo

Felipe Nogueira Porto Seibel e Vinicius Souza Saraceni trabalhavam criando mapas com imagens de satélite. Ao perceberem grande interesse das escolas por mapas de localidades turísticas, investigaram as razões disso e descobriram que havia falta de materiais que tratassem das localidades na escala local. Entenderam que havia nisso uma oportunidade de negócio: promover uma educação que fizesse sentido a partir do que é conhecido de cada localidade.

Foi então que fundaram, em 06/2007, a Atina Educação, que produz conteúdos feitos com mapas, infográficos, e ilustrações que despertam real interesse nos estudantes. Seu segredo é que a linguagem e demais componentes dos conteúdos são elaborados com o contexto local em primeiro plano, gerando identificação por parte do aluno.


A série Negócio de Impacto Em Destaque apresenta startups de impacto de uma maneira objetiva. A matéria é embasada nas respostas dos próprios empreendedores a um questionário da Kaleydos. O conteúdo das respostas é de autoria e responsabilidade dos próprios empreendedores.

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1 – Que problema busca solucionar?

Evasão escolar.

2 – Soluções oferecidas?

A Atina Educação desenvolveu uma metodologia que visa despertar o interesse dos estudantes, ao levar em primeiro plano para a sala de aula o contexto espacial, temporal e cultural dos alunos. O modelo cativa o aluno porque ele percebe que o que está sendo ensinado faz sentido para ele, pois é a sua história, o seu ecossistema, a sua economia. Com o interesse dos alunos despertado, o professor introduz as disciplinas de maneira que faça sentido ao estudante. Paralelamente a esse material contextualizado, a startup oferece uma formação de professores com o objetivo central  de fazer com que o docente se aproprie do contexto de cada turma, para promover mais sentido para a sua aula.

3 – Como é o seu modelo de negócio?

O beneficiado final da startup são os estudantes das redes públicas. A fonte de financiamento pode tanto ser uma empresa privada como o próprio governo. As empresas contratam a Atina para, por exemplo, fazerem contrapartidas sociais em localidades onde têm operação. As redes (estaduais ou municipais), para incorporarem uma proposta inovadora, que os diferencia e que engaja seus estudantes. Uma premissa importante é a independência editorial da Atina na produção do material – afinal, isso é pré-requisito para a sua reputação e sucesso do programa. Outra premissa importante é a aceitação por parte da rede de educação local a implementação do programa (quando financiado com recursos privados).

4 – Maturidade da startup

O negócio se encontra no 6o estágio de maturidade, segundo critério do Guia 2.5, que o define como:

Meu negócio está estruturado e preparado para crescer. É o momento de expandir.

5 – Política de dividendos

Não distribui dividendos a investidores.

6 – Qual foi a sua maior dificuldade e como a superou?

Segundo os fundadores da startup:

“O clássico: saíamos para vender e depois voltávamos para preparar a entrega. Assim, deixávamos de alimentar o pipe, causando um ciclo muito perverso. Estamos superando com a montagem de uma equipe mais sênior, que não dependa tanto de nossa presença, de uma presença ostensiva.”

7 – Átina Educação na Internet

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