Kaleydos

B Lab e o Pacto Global das Nações Unidas se associam para desenvolver uma plataforma que permite gerir o impacto empresarial relacionado aos ODS

Do Sistema B. Traduzido para o português por Kaleydos.

Esse ano, será desenvolvida uma nova plataforma online baseada na Avaliação de Impacto B, para que empresas de todo o mundo possam gerir o seu impacto e medir o seu desempenho em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Graças ao generoso aporte de nossos sócios e de uma cooperação próxima com o Pacto Global das Nações Unidas, o B Lab poderá desenvolver a ferramenta esse ano, com o objetivo de lançá-la em 2020 e assim ajudar as empresas a traçar uma rota para avaliar o seu progresso relativo aos ODS na próxima década.

Por meio dessa plataforma online, que será de acesso público, as empresas poderão avaliar o seu desempenho e compará-lo aos ODS, visando melhorá-lo e alcançar um progresso concreto em 2030. Além disso, a plataforma brindará empresas com acesso a recursos online para melhorar o seu impacto e compará-lo aos indicadores-chave e ao desempenho de outras empresas similares. A ferramenta incluirá perguntas da Avaliação de Impacto B que estão alinhadas com os ODS, além de novas métricas de desempenho baseadas no conhecimento especializado de nosso sócio estratégico, o Pacto Global das Nações Unidas, e de outros consultores.

Criado como uma iniciativa especial do Secretário Geral das Nações Unidas, o Pacto Global é um apelo à ação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e suas estratégicas aos 10 princípios universais sobre direitos humanos, práticas laborais, meio-ambiente e anti-corrupção. O mandato do Pacto Global, lançado no ano 2000, é guiar e ajudar a comunidade empresarial de todo o mundo a promover os objetivos e valores das Nações Unidas através de práticas empresariais responsáveis.

Desenvolvimento da plataforma online

O B Lab começou a desenvolver o conteúdo da plataforma baseado em uma análise realizada pelo Centro de Ética e Responsabilidade Social da Leeds School of Business, da Universidade de Colorado, em Boulder. Como parte dessa análise, se alinharam todos os indicadores da Avaliação de Impacto B aos ODS, a suas metas e seu indicadores, como se detalhada no SDG Compass. Convidamos as empresas interessadas em dar seu apoio para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as redes empresariais interessadas em canalizar ações empresariais coletivas para alcançar os Objetivos e as organizações com conhecimento e experiência de um ou mais ODS a participar como consultores, colaboradores ou testadores beta durante o processo de desenvolvimento que será feito esse ano. Os assessores serão selecionados por convite.

Se a sua empresa tem interesse em participar como colaboradora ou beta tester, pode nos contactar clicando aqui.

Oportunidades de pesquisa

Além de canalizar ações empresariais por meio da plataforma online sobre os ODS, essa iniciativa gerará oportunidades para pesquisar como as empresas podem mudar suas práticas para avançar no cumprimento dos ODS. Em colaboração com o B Lab, a Academia B, uma iniciativa do Sistema B, lançará uma chamada para se que apresentem propostas de pesquisas no final de 2019. Os pesquisadores selecionados trabalharão sobre um conjunto de dados anônimos e preparados para a pesquisa sobre o desempenho empresarial nos níveis social, ambiental e relacionado aos ODS. Graças ao apoio da Iniciativa de Impacto Social de Wharton, será possível acessar esses dados no ano 2020, por meio da Wharton Research Data Services, na Univerdidade da Pensilvânia.

Socios que financian la iniciativa

Esse trabalho é possível graças aos sócios que uniram esforços para canalizar as ações empresariais com o objetivo de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Entre os sócios que tornam esse trabalho possível, graças às suas doações, se encontram Emmanuel Faber, o Centro Internacional de Investigaciones para el Desarrollo de Canadá (IDRC), a Fundação Robert Wood Johnson, a Fundación Skoll e o Ministério de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID).


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário