Kaleydos

Banheiros Mudam Vidas: Programa da Neve® vai acelerar soluções que melhorem o saneamento básico

Selecionados participarão de programa de aceleração e poderão receber R$ 50 mil em capital-semente; inscrições até 25 de agosto

Por meio do seu projeto global Banheiros Mudam Vidas, a marca de papel higiênico e lenços umedecidos Neve®, da multinacional americana Kimberly-Clark, selecionará projetos de empreendedorismo social com foco no desenvolvimento de soluções na área de saneamento básico.

Os empreendedores que cadastrarem seus projetos serão avaliados por uma equipe multidisciplinar formada por membros do Sense-Lab, da Kimberly-Clark e do Instituto Iguá.

Os doze candidatos mais promissores participarão de uma oficina em São Paulo, nos dias 8 a 10 de outubro, com custos de passagem e hospedagem financiados por Neve®. Destes candidatos, serão escolhidos de 8 a 10 inciativas para passar por um programa de aceleração com duração de 5 meses, incluindo mentores especializados, incluindo workshops presenciais e reuniões periódicas.

Ao final do processo, todos serão avaliados por uma banca de profissionais do setor que irá premiar os quatro grandes finalistas com um capital-semente de R$ 50.000,00 cada e mais seis meses de mentoria adicional.

Público-alvo

  • Iniciativas de todo o território nacional;
  • Podem se inscrever startups, projetos acadêmicos ou entidades sem fins lucrativos;
  • Soluções/iniciativas (produtos e serviços) já desenvolvidas e testadas, no mínimo, via programas pilotos;
  • Foco direto ou indireto na promoção da melhoria da questão de esgotamento sanitário no país;
  • Objetivo de gerar impacto (focar na população menos atendida pelas soluções atuais) via um modelo financeiramente sustentável.

Critérios de seleção

  • maturidade da iniciativa (estrutura e dedicação da equipe, resultados prévios, protótipos e pilotos executados, entre outros);
  • Capacidade de entrega dos resultados sociais e financeiros (impactos, modelo de negócio, propósito e proposta de valor).

Inscrições

Se encerram em 25 de agosto. Clique aqui para saber mais e se inscrever.


Dados sobre o saneamento básico

O projeto é uma contribuição para solucionar as graves deficiências em saneamento básico do país.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, de 2018, cerca de 100 milhões de pessoas no Brasil não possuem coleta de esgoto, quase metade da população brasileira (47,64%). Dessas, 13 milhões são crianças e adolescentes, sendo que 3,1% delas não apresentam sequer um sanitário em casa.

Ainda segundo o Instituto Trata Brasil, menos da metade (45,1%) do esgoto gerado no Brasil é tratado, sendo o restante descartado irregularmente no meio ambiente, impactando negativamente a saúde e agravando quadros de doenças como diarreia, febre amarela, leptospirose, malária, esquistossomose e dengue, principalmente. Em 2017, a incidência de internações por doenças como essas foi de 12,46 internações por 10 mil habitantes.

Praticamente 35 milhões de cidadãos não recebem água tratada e só 49% das moradias no país são atendidas por redes coletoras de esgoto.  No Brasil como um todo, apenas 2.126 municípios (38,2%) informaram ter Política Municipal de Saneamento Básico em 2017.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

2 comentários