Empresa social capacita jovens para a indústria de cosméticos e de apicultura em Recife

Conheça a Beeconomics

Beeconomics é um negócio social que inclui no mercado de trabalho jovens em situação de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Recife. Seu objetivo é oferecer-lhes um trabalho de transição e capacitá-los profissionalmente. Para então ajudá-los a se inserir no mercado formal, obtendo um emprego permanente.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 27,3% dos jovens entre 15 e 24 anos da região estão desempregados. A taxa é quase o dobro da média nacional (15,3%). Este é o problema social que a empresa ajuda a solucionar.

A região tem o potencial para o desenvolvimento da apicultura e de produtos com matéria-prima de abelhas. É um forte mercado, pois o Brasil é o terceiro maior consumidor do mundo de cosméticos naturais e produtos para higiene pessoal. Além de ser o quinto maior exportador de mel e o maior produtor de mel orgânico do mundo, em um momento em que a demanda global de produtos apiculturais está em expansão. Finalmente, ambas as indústrias estão em crescimento, segundo o site da empresa.

Beeconomics

Fonte: NESsT

Como funciona

Os jovens atendidos são capacitados a produzir itens para higiene e bem estar pessoal com matéria-prima de abelhas. Os produtos são então fornecidos a hotéis e pousadas de luxo da região. Em sua capacitação, os jovens empregados -já são 40 em 5 anos – desenvolvem habilidades que aumentarão a sua empregabilidade no futuro.

Além de aprender especificamente o ofício de fabricação destes produtos, também podem desenvolver outras habilidades importantes. Como, por exemplo, design de produto, vendas e atendimento ao público, administração financeira e outras.

A apicultura é uma prática sustentável com impacto ambiental positivo. De forma que outro objetivo da empresa é beneficiar e promover a conservação ambiental e o bem-estar sustentável e responsável.

Apoio da NESsT

O desenvolvimento da Beeconomics conta com o apoio da NESsT. A organização ajudou a desenvolver formalmente e a melhorar o modelo do negócio. Por meio dela, já foram investidos US$ 12,590 investidos no projeto.

Sobre este apoio, Dominic Ridout, co-fundador da Beeconomics, diz:

“Como um novo negócio social, começando do zero, o conselho, a experiência e os recursos que a NESsT fornece são imensamente valiosos. A NESsT já tem sido – para usar uma expressão regional: “uma mão na roda”, que auxiliou muito o nosso desenvolvimento e planejamento. Por isso, hoje somos uma iniciativa com uma base mais estável, aprofundada e planejada. Ser escolhida para fazer parte do portfolio de incubação é uma oportunidade imensa para nós e temos certeza que a NESsT continuará sendo parte importante do nosso crescimento, sucesso e impacto.”

Precedente: Sweet Beginnings LLC

O caso da Beeconomics não é único. Outras empresas sociais centradas em produtos apícolas e cosméticos com ingredientes apícolas já obtiveram sucesso. É o caso da Sweet Beginnings LLC, sediada em Chicago, que produz a sua linha de cosméticos, Beeline.

A empresa emprega pessoas que se encontram em dificuldade de se inserir no mercado formal de trabalho, como ex-presidiários. Já tendo treinado cerca de 200 pessoas desde 2007, a empresa os ajudou a encontrar emprego em diversas indústrias. Além disso, a taxa de reincidência de crimes dos empregados é menos de 4%. Enquanto a média nacional dos EUA é de 65%.