Relatório mostra como o Corporate Venturing pode apoiar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

É crescente no mundo o conceito de que negócios podem ser agentes de transformação social. E que podem usar o poder do mercado para solucionar problemas sociais nas mais diversas áreas (educação, saúde, meio ambiente…) e para os mais diversos públicos, com especial ênfase nos mais pobres, a chamada Base da Pirâmide. Negócios de impacto, negócios sociais, negócios com propósito, capitalismo consciente, empresas B… Ainda que estes termos tenham sutis diferenças entre si, todos eles rementem à mesma ideia: os negócios, desde micro empresas até grandes corporações multinacionais, não precisam ser “vilões” sociais e ambientais. Não é preciso escolher entre lucrar e gerar benefícios para a sociedade. Este pensamento binário tem sido aos poucos superado e cada vez mais pessoas e organizações se dedicam a gerar impacto positivo à sociedade e ao planeta, ao mesmo tempo em que geram lucros com isso.

Alinhada com essa ideia, a organização Corporate Venturing SDG, sediada nos Estados Unidos, dissemina a prática do Corporate Venturing correlacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Recentemente, com apoio do BID/ FUMIN, lançaram o relatório Beyond The Binary recheado de exemplos e casos de sucesso de empresas que geram valor social.


O que é Corporate Venturing?

Segundo o site da ACE Startups:

Corporate Venturing é o crescente movimento de grandes empresas em busca de inovação disruptiva de maneira mais rápida e mais barata. É uma prática que consiste no investimento sistemático em startups – usualmente ligadas à atuação da companhia.


Alinhar-se a desafios sociais e ambientais é fundamental para empresas serem bem sucedidas no século 21

Segundo o relatório Beyond The Binary:

As empresas que irão sobreviver e ser bem sucedidas no século 21 (e além dele) são aquelas que estão agora tomando providências para abordar os urgentes desafios sociais e ambientais que afetam tanto os seus negócios como a sociedade em geral. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabeleceram um roteiro ousado e ambicioso para ajudar a orientar negócios, investidores e governos quanto aonde focar seus recursos nas próximas décadas. Isto inclui a oportunidade de gerar energia renovável, acelerar o acesso global a saúde e educação, inovar em modelos de negócios de produção e consumo, e escalar abordagens de negócios inclusivas que melhor atendem às necessidades das populações de baixa renda. Atender a estes objetivos até 2030 irá criar novos mercados viáveis e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida no planeta.

(…)

Empresas pioneiras já estão explicando como eles podem investir o seu dinheiro (…) em caixa para um novo tipo de corporate venturing, com um claro foco em criar resultados positivos tanto para o seu negócio como para a sociedade. Em muitos casos, isto envolve novas maneiras de pensar o propósito das suas organizações e como o lucro é gerado. Estes negócios estão rejeitando a tradicional noção binária de que estes dois objetivos competem entre si. Em vez disso, eles estão descobrindo maneiras de alcançar tanto o lucro como o propósito.

(Tradução nossa)

O relatório lista ainda sete setores em que há grandes oportunidades de se gerar, ao mesmo tempo, retornos financeiros e impacto socioambiental. São eles:

  • Saúde: inclui inovações em HealthTech e MedTech que aumentam o acesso à saúde globalmente;
  • Energia: empresas tradicionais do setor estão investindo em CleanTech, rumo a uma economia de baixo carbono;
  • Economia circular: ao reconhecer que o crescimento econômico não pode ser dependente de recursos finitos, algumas empresas estão investindo em inovações em economia circular;
  • Educação: inclui EdTech e construção de escolas;
  • Infraestrutura urbana/ transportes: cidades inteligentes oferecem grandes oportunidades de inovação;
  • Alimentação/ agronegócio: empresas estão investindo no futuro da produção de alimentos e em eficiência agrícola;
  • Inclusão financeira: FinTech e blockchain podem ser usados para ajudar a população ainda sem acesso a serviços financeiros.

Baixe o relatório Beyond the Binary

Quer saber mais? Então leia o relatório da Corporate Venturing SDG na íntegra. Em inglês.

[mks_button size=”large” title=”Para baixar, clique aqui” style=”squared” url=”https://corporateventuringsdg.com/beyond-the-binary-executive-report/” target=”_blank” bg_color=”#000000″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]