Kaleydos

Biothanks: aplicativo conecta geradores, coletores e recicladores de lixo

App cobre a região da Zona Leste de São Paulo e tem planos para expandir sua área de cobertura

Você sabia que 30% de todo o lixo produzido no Brasil tem potencial para reciclagem, mas que apenas 3% de fato é reaproveitado? Uma maneira de mitigar esse problema são soluções para conectar quem gera o lixo, quem o coleta e quem o recicla. É isso que faz a Biothanks, startup fundada em junho de 2019 pelos empreendedores Marcel Wars e Fernando Vargas.

Por meio do seu aplicativo, o usuário pode chamar alguém para recolher o lixo reciclável em sua residência ou empresa e lhe dar a destinação adequada. No momento, o app pode ser usado em São Paulo (SP), na Zona Leste, para a coleta de entulho de pequenas reformas, eletrodomésticos e móveis usados. No futuro, a startup planeja aumentar a área de cobertura e os tipos de materiais a serem recolhidos.

Como funciona

No app, o usuário informa o seu endereço, o material que será recolhido e o tamanho do veículo para recolhê-lo. Em seguida faz o pagamento pelo próprio aplicativo e aguarda o transportador chegar. Dependendo do valor do resíduo, o cliente não pagará nada pela coleta ou será remunerado por ele.

Aos coletores estima-se gerar ganhos de 20% a 30% acima de apps como a Uber. E para se cadastrar, os coletores passam por uma avaliação que leva em consideração, por exemplo, a sua verificação de antecedentes criminais.

Leia também

Cataki: “Tinder” da reciclagem conecta catadores a quem quer descartar recicláveis

Programa So+ma Vantagens arrecada 20 toneladas de resíduos recicláveis em Salvador

Startup sueca reaproveita cápsulas de café para fabricar bicicletas

Startup transforma lixo plástico marinho em combustível

Google anuncia que usará materiais reciclados em todos os seus produtos até 2022


Com informações do StartSe.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.