Kaleydos

Borras de café são transformadas em biojoias e objetos de decoração

Recoffee Design aposta em conceito Upcycling para fazer brincos, relógios e até revestimentos sustentáveis.

Uma das bebidas mais consumidas no mundo e queridinha dos brasileiros, o café gera cerca de 20 milhões de toneladas de resíduos por ano em todo o mundo, segundo pesquisa da Universidade de Navarra, na Espanha. A borra de café, que normalmente vai parar no lixo orgânico, pode se transformar em diversas utilidades, como as biojoias e objetos de decoração desenvolvidos pela Recoffee Design. Além de bonitas, as peças se inspiram em um modelo de negócio conhecido como Upcycling, que dá um novo uso e propósito a um produto que seria descartado e acrescenta um valor agregado.

Com design minimalista e geométrico, as peças são exclusivas e de características únicas. “Assim como o desenvolvimento do material, meu processo de criação também é bastante experimental. Gosto de me debruçar no ateliê, cortar e lixar as peças para ir compondo os elementos. Assim vão surgindo novas ideias e produtos”, conta Ana Paula Naccarato, sócia e responsável pela produção, que é baseada em aglutinantes naturais e resíduo de café.

Continue lendo no Ciclo Vivo


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário