Kaleydos

Brasileiros desenvolvem espuma que retira agrotóxico dos alimentos

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criaram uma espuma de poliuretano que detecta e absorve agrotóxicos presentes na água de frutas, legumes e verduras. Ao mesmo tempo em que retira as substâncias indesejadas e danosas à saúde, ela não tira os nutrientes dos alimentos, conservando as suas propriedades nutricionais. Outra boa notícia: a produção da espuma é sustentável, feita a partir de resíduos da indústria petroquímicas e de componentes naturais, como o óleo da mamona.

Os cientistas da UFMG dizem que ainda é necessário aprimorar a tecnologia. Uma ideia é desenvolver um filme plástico que, ao envolver o alimento, retire os pesticidas presentes nele.


Com informações do The Greenest Post.

Foto: guillenperez on Visualhunt.com / CC BY-ND


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário