Burlap & Barrel acredita em capacitar seu fornecedores e pagar mais pela qualidade da produção

Em fevereiro de 2017, o empreendedor Ori Zohar e o doceiro Ethan Frisch uniram forças para criar uma empresa de temperos diferente, a Burlap & Barrel, sediada nos EUA. Sua diferença para outras empresas do ramo é a criação de uma cadeia de fornecimento (supply chain) ética. Na prática, isso significa que a empresa assume o compromisso de melhorar a vida dos fazendeiros que fornecem os seus temperos. Atualmente, a Burlap & Barrel vende aproximadamente 50 temperos de 10 países.

Receita do sucesso: eliminar intermediários, capacitar fornecedores e pagar mais por qualidade

Para cumprir sua missão, a empresa descobre potenciais fazendeiros por diversos meios, como indicações de governos e ONGs ou pelos seus próprios contatos, nos EUA e em outros países. Após a seleção de fornecedores, os empreendedores os ajudam a criar uma operação estável, que em alguns casos significa capacitá-los a trabalhar com métodos melhores de limpeza, separação e secagem dos temperos. O objetivo com isso é eliminar os intermediários e aumentar a remuneração dos fazendeiros.

Além disso, a Burlap & Barrel criou um sistema de classifica as especiarias pela sua qualidade e paga mais pelas que são melhores. Isso incentiva os fazendeiros a se concentrar na qualidade, e não na quantidade, dos produtos oferecidos. O corte de custos (ao eliminar os intermediários) e o sistema de remuneração por qualidade permite que a empresa pague de 5 a 20 vezes mais do que a média no mercado de commodities, assim aumentando a renda dos produtores.

Fazendo o bem com um produto de qualidade

Segundo o sócio Ethan Frisch:

“Com empresas sociais, geralmente considera-se que ou você está fazendo bem ao mundo ou tem um produto de ótima qualidade. Por alguma razão, o senso comum parece dizer que você não pode fazer ambas as coisas. De propósito, temos tentado inverter essa concepção. Temos produtos de ótima qualidade porque temos um relacionamento direto com fazendeiros que gostam de trabalhar conosco por ser uma parceria”.

O resultado até agora é promissor

Desde que começou suas operações, a Burlap & Barrel importou mais de 12 toneladas de temperos e pagou mais de 150 mil dólares a seus produtores. Atualmente, fornece a centenas de estabelecimentos, desde restaurantes de luxo como Eleven Madison Park e Blue Hill em Nova York, até a redes de alimentação rápida e saudável, como a Sweetgreen e o Dig Inn, além de vender para qualquer pessoa pelo seu e-commerce. Segundo Zohar e Frisch, a receita da empresa triplicou nos últimos dois anos.


Com informações do Fast Company.