Kaleydos

Campo fértil: 5 negócios de impacto inovadores

Do ICE

big data e a inteligência artificial são tendência sem volta, e têm se mostrado importantes na solução de problemas socioambientais. Mas não só. O ICE selecionou cinco exemplos de negócios de impacto inovadores que propõem soluções nas áreas de saúde, alimentação, aprimoramento de políticas públicas, clima e ensino de idiomas.

Tá na Hora

Chatbots para promover a gestão da saúde populacional. Essa é a aposta da Tá na Hora, que recentemente mudou seu nome para TNH Health. O foco de atuação é a atenção primária em saúde para ampliar o acesso à informação e ao monitoramento de riscos. Os chatbots são testados e construídos por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde e designers de experiência para que pacientes tenham a melhor interação possível e com isso gerem alta taxa de engajamento. Quanto mais os pacientes interagem com os robôs, mais personalizados eles se tornam. A TNH Health oferece soluções para gestão de doenças crônicas, acompanhamento de gravidez, promoção do bem-estar, avaliação de perfis de saúde, monitoramento pós-alta hospitalar e controle de epidemias.

MGov

O uso de soluções de tecnologia móvel de baixo custo para aprimorar políticas públicas e iniciativas de impacto social é o core da startup MGov, que ajuda gestores públicos, fundações, institutos e organizações a causar e mensurar impacto social para desenvolver políticas públicas mais eficazes. Dentre as ferramentas utilizadas para isso estão mensagens de texto (SMS), Facebook Messenger, chamadas automáticas de voz (URA), ligações telefônicas e questionário online. A startup já desvendou impressões da audiência de um programa do Canal Futura, desenvolveu um ciclo de engajamento social com o Greenpeace, levantou percepção de educadores da Bahia sobre novos materiais didáticos e documentou o impacto da informatização de unidades de saúde em Embu das Artes, SP.

 Soulphia

Com o slogan inglês que transforma, a Soulphia é uma plataforma online, liderada por brasileiros, que promove aulas do idioma ministradas por professoras mulheres em situação de rua em Nova York. Tem o apoio da Universidade de Columbia e de abrigos municipais. O projeto oferece, ainda, formação em tutoria para essas mulheres, que dão aulas para estudantes de todo o mundo. Para fazer as aulas, basta se registrar, agendar e pagar por elas. O dinheiro é repassado diretamente para as professoras.

Pluvi.on

A Pluvi.on é uma plataforma de monitoramento climático que traz previsibilidade e segurança. Sua atuação está calcada em três pontos: previsão do tempo, estações meteorológicas de baixo custo e informações em tempo real. Os dados climáticos entregues são mais precisos e ajudam a deixar a previsão de tempo cada vez mais ‘inteligente’ (quanto mais dados, melhor fica). A tecnologia das estações meteorológicas é 100% brasileira, e elas são precisas e conectadas em rede. Os painéis de controle da plataforma trazem visualização de dados simplificada, facilitando a tomada de decisões. E ainda possibilitam o envio de alertas em tempo real, beneficiando moradores de zonas de risco de deslizamento e enchentes.

Sumá

Da terra para a nuvem. É assim que a plataforma Sumá, com atuação no Sul do país, conecta agricultores familiares a grandes empresas (hotéis, restaurantes e cozinhas industriais) que querem comprar alimento fresco em um sistema de comércio mais justo. Além de capacitar o agricultor familiar, apoiando seu desenvolvimento e o alinhamento às exigências dos compradores, contribui com informações reais do campo para que o comprador elabore seus cardápios de acordo com planos de produção locais e com a sazonalidade dos alimentos. O objetivo é reduzir a presença de atravessadores e aumentar as margens do pequeno produtor.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário