Kaleydos

Cap Table: o que é e como mantê-lo saudável

Da Anjos do Brasil

Uma boa ideia que resolve um problema real que se transformou em ações concretas é o começo de uma startup! Startup boa é startup que cresce. Vencida a etapa de validação, para crescer, as startups precisam de investimento.

O investimento pode ser feito com recursos próprios, com dinheiro emprestado de instituições financeiras, mas o mais comum, em fase inicial, é buscar recursos por meio de rodadas de investimento anjo e de fundos de investimento (VC).

Investidores anjo aportam dinheiro, pois esperam se tornar sócios da empresa, quando a startup estiver madura e assim, na saída, terem retorno do investimento.

Neste momento, entra o questionamento: qual a parcela que cada sócio deve ter em cada etapa de investimento?

​ Cap Table é a ferramenta usada para
​gerenciar a participação de cada investidor
​em uma startup ao longo do tempo.

O que é Cap Table:

“Cap Table” é a abreviação de “capitalization table”, ou “tabela de capitalização”.

​A Cap Table nada mais é que uma tabela na qual estão descritos os percentuais de participação real de cada acionista de uma empresa.

Cap Table podem ser simples, mas torna-se um assunto complexo à medida que a startup recebe sucessivas rodadas de investimento.

Como construir um Cap Table:

Um Cap Table completo e saudável pode concentrar informações como:

  • o valuation em cada momento de investimento
  • o valor do equity em cada uma das rodadas
  • participação futura dos investidores, se converterem seus contratos de mútuo
  • maturidade dos contratos vigentes de vesting
  • as garantias da startup
  • direitos e opções distribuídos pelo negócio
  • percentual de diluições de equity​

Qual é o objetivo do Cap Table:

O objetivo de manter um Cap Table completo e organizado é a transparência do processo de negociação junto aos investidores e facilitar simulações para analisar potenciais resultados de um investimento que será feito.

Onde aprender mais sobre Cap table?

Na Conferência Anual de 2018 da Anjos do Brasil, que ocorrerá em São Paulo, dia 10 de dezembro, haverá uma palestra especialmente para aqueles que querem entender sobre como manter um Cap Table saudável.  Gilberto Ribeiro da VOX Capital analisará em sua palestra na Conferência da Anjos do Brasil o que é um Cap Table saudável em cada etapa de investimento.

Garanta sua presença na conferência


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário