Kaleydos

Casa com fibras naturais e eficiência energética é construída em 7 dias

A energia solar instalada no telhado supre toda a demanda energética

Um dos meios de se solucionar o problema de déficit habitacional no Brasil é investir em casas de baixo custo e de rápida construção. Ao mesmo tempo, é possível aliar o impacto social ao ambiental, adotando-se materiais sustentáveis e tecnologias de eficiência energética e energia limpa.

Existem vários projetos ao redor do mundo que atendem a todas estas exigências. Um deles é o Casa Zero, planejado por alunos da Universidade Ryerson e apresentado durante o festival EDIT de design, inovação e tecnologia em Toronto, no Canadá.

Originalmente, a casa foi construída em 44 dias. Para o evento, foi reconstruída em apenas sete. Além disso, usa diversos materiais sustentáveis. Segundo matéria do Ciclo Vivo:

A casa foi feita com diversos materiais naturais e minimamente processados. Palha, cortiça e fibras de madeira estão entre os itens que mantêm custos baixos e alto desempenho térmico. Ainda foi usado um material biodegradável feito com fungos -, ainda não vendido no Brasil.

A construção é também totalmente abastecida por energia solar.

A energia solar instalada no telhado supre toda a demanda, zerando a conta de energia. E um detalhe interessante: foram usados módulos solares adesivos, um tipo de filme bem fino pensado para os que se preocupam com a estética.

Veja abaixo algumas fotos do projeto:

Fotos: Universidade Ryerson/Divulgação

Redação Kaleydos

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail *
Nome
Sobrenome
Organização
Cargo
*Campo obrigatório

Faça um comentário