Kaleydos

Cientistas criam enzima poderosa que digere garrafa PET

O objetivo era determinar sua estrutura, mas eles acabaram dando um passo a mais

Imagine que você é um cientista e descobre uma poderosa enzima capaz de degradar o plástico. Você começa a estudá-la e, após diversos experimentos, percebe que projetou um material ainda mais potente do que tinha no início. Pois é exatamente isso que contam as equipes da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, e do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Os pesquisadores estudavam a bactéria Ideonella sakaiensis, comedora de plástico, descoberta em 2016 no Japão. Ao estudar a enzima que a bactéria produzia, eles observavam como a enzima evoluía. O objetivo era determinar sua estrutura, mas eles acabaram dando um passo a mais. Neste processo, modificações feitas por eles revelou que haviam tornado aumentado a potência da bactéria em “quebrar” as partículas da garrafa de plástico PET -, que representa um dos grandes problemas ambientais de hoje.

Continue lendo no Ciclo Vivo


Foto: Snemann em Visual Hunt / CC BY-NC-ND


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário