Kaleydos

Colaboradora apoia negócios e organizações sociais em suas necessidades de comunicação

Plataforma oferece treinamento em comunicação para empreendedores sociais para maximizar os resultados das suas organizações e ampliar o seu impacto

Kaleydos entrevistou Rodrigo Biajoni, sócio da Agência Trustme e da plataforma Colaboradora. Esta é uma plataforma de comunicação orientada para organizações e negócios sociais. Durante a entrevista, Biajoni explica o que a plataforma pode fazer por empreendedores sociais, como ela surgiu e tem se expandido, dá algumas dicas de comunicação a empreendedores sociais da periferia e apresenta dois casos de sucesso. Resumimos abaixo alguns dos temas abordados durante a entrevista.

A importância da comunicação para negócios e organizações sociais

Segundo Biajoni, a comunicação deve ser vista de maneira estratégica para o sucesso do negócio e para a geração de impacto social. Afinal, quando um negócio ou organização social tem um posicionamento e uma gestão de comunicação profissionais, explica ele, consegue captar mais recursos e ampliar o seu impacto social. Os casos de sucesso apresentados no vídeo demonstram como uma estratégia de comunicação eficiente é realmente capaz de transformar um negócio e a vida do empreendedor.

Como a Colaboradora apoia o setor social

A plataforma começou atendendo a clientes probono, que não tinham como pagar pelos serviços da Trustme. Com o sucesso dessa abordagem e para ganhar em escala, passaram a organizar treinamentos dentro de comunidades no Rio de Janeiro, com duração de 3 a 4 meses.

Animados com os resultados, mas querendo atingir um número maior de empreendedores sociais, lançaram em 2018 uma plataforma online, em que o treinamento é realizado por meio de ebooks, vídeo aulas, dicas nas redes sociais e em portais de parceiros. Unindo as três abordagens, a Colaboradora já atendeu cerca de 150 organizações e negócios e pretende chegar à marca de 500 clientes atendidos até o fim do ano.

As necessidades de comunicação do empreendedor social da periferia

Biajoni explica que qualquer empreendedor costuma ter dificuldades com comunicação. O empreendedor social tem ainda mais dificuldades, pois precisa comunicar como a sua solução gera impacto e porque as pessoas deveriam apoiá-lo. Por fim, há ainda mais dificuldades para o empreendedor social da periferia, pois costuma haver uma ressalva de possíveis apoiadores de que o projeto possa ser financeiramente sustentável e de que vá impactar a comunidade como um todo.

Entre necessidades geralmente encontradas nos negócios que buscam apoio da Colaboradora estão:

  1. Equipe reduzida. Geralmente, não há um profissional específico para comunicação;
  2. Saber adaptar o que já funciona no mercado tradicional;
  3. Dificuldades em com recursos financeiros: o orçamento disponível para comunicação costuma ser limitado ou mesmo inexistente.

Dicas de comunicação para negócios sociais

O entrevistado enfatiza que em comunicação não há receita de bolo, que cada organização tem necessidades diferentes e precisa de estratégias distintas. Ao mesmo tempo, diz que há algumas dicas que costumam ser importantes para todos. Segundo ele, o empreendedor deve:

  • Fazer uma análise de qual é o seu público-alvo e aonde ele está;
  • Entender suas demandas, desejos para construir um processo de comunicação em cima disso. Recomendação: usar duas ferramentas, o mapa de empatia e o criador de persona (diversas plataformas online fazem isso gratuitamente). Com isso, é possível desenvolver a sua estratégia de comunicação;
  • Estar presente nas redes sociais. Não é necessário estar em todas e é mais eficiente estar presente de maneira eficiente em uma ou duas;
  • Manter um relacionamento com seu público-alvo. Seja por meio de redes sociais, blog, newsletter, eventos presenciais etc.

Conheça a plataforma Colaboradora

Para saber mais, entre no site da plataforma.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário