Kaleydos
plano de negócios

Como elaborar um plano de negócios

Criar um plano de negócios é uma parte importante da criação de uma nova empresa. Você sabe como fazê-lo? Este vídeo, produzido pelo Sebrae/MG, explica passo a passo.

O vídeo é dividido em 9 partes.

Parte 1 (tempo no vídeo: 00:01) – O Processo Empreendedor – Entenda as competências empreendedoras e os passos para empreender. O plano de negócio pode auxiliá-lo na demonstração da viabilidade da empresa, do ponto de vista da estratégia, do mercado e da gestão financeira.

Parte 2 (tempo no vídeo: 05:00) – Iniciando o Plano de Negócios – O Sumário Executivo é a 1ª seção do plano de negócios e fornece uma visão geral de um projeto, destacando seus aspectos mais importantes.

Parte 3 (tempo no vídeo: 06:18) – Análise de Mercado – Apresenta o entendimento da empresa sobre clientes, concorrentes e fornecedores e o quanto se conhece, em dados e números, o mercado.

Parte 4 (tempo no vídeo: 08:40) – O Plano de Marketing – Estabelece os diferenciais dos produtos e serviços, a política de preços da empresa, seus canais de vendas e estratégias de promoção e comunicação.

Parte 5 (tempo no vídeo: 10:13) – O Plano Operacional – Descreve como a empresa é organizada, sua capacidade de produzir ou vender, infraestrutura, layout e os recursos humanos necessários (tamanho da equipe, estrutura de cargos e qualificações dos funcionários).

Parte 6 (tempo no vídeo: 11:51) – O Plano Financeiro – Traduz em números, objetivos e estratégias, calculando o capital investido, as previsões das vendas, custos, resultados e os principais indicadores de viabilidade do projeto.

Parte 7 (tempo no vídeo: 13:40) – Construção de Cenários – Simulações para variáveis de maior incerteza, tais como: preço, vendas, custos e as condições de financiamento para determinar o impacto na rentabilidade do negócio.

Parte 8 (tempo no vídeo: 14:52) – Análise Estratégica – A análise da estratégia identifica as forças e fraquezas da empresa e avalia o mercado em busca de oportunidades e ameaças – realizada através da técnica SWOT ou FOFA.

Parte 9 (tempo no vídeo: 15:50) – Avaliação do Plano de Negócios – Após a análise de viabilidade, é hora de trabalhar as ferramentas e práticas de gestão para conduzir bem a empresa e alcançar os objetivos.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário