Pesquisa da Pipe.Social detalha critérios adotados por investidores para aportar capital e como empreendedores podem se preparar para captar investimento

Como faço para captar investimentos para o meu negócio de impacto? Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Em alguns casos, literalmente.

Para ajudar a respondê-la, a Pipe.Social lançou em 11 de fevereiro o estudo Scoring de Investimentos de Impacto, que detalha como os investidores avaliam os negócios de impacto e o que buscam em empreendedores e soluções. O levantamento pode servir como guia prático de autoavaliação para empreendedores que buscam investimentos.

Kaleydos conversou com Pedro Hércules Rosário, analista de negócios e responsável pela relação com investidores da Pipe.Social, que nos explicou as questões-chave que a pesquisa revela e que serão úteis ao empreendedor que busca investimento de impacto para o seu negócio.


Este é um artigo da série:

+imPACTO: Negócios & Propósito


Investidores e negócios de impacto: um casamento às vezes difícil de acontecer

Segundo Pedro Hércules, no mundo todo e no Brasil, há cada vez mais gente disposta a investir seu capital em startups, incluindo as de impacto. E não faltam negócios que buscam esse capital. Porém, nem sempre é simples fazer o negócio certo encontrar o investidor adequado. Na realidade, essa é uma busca muitas vezes trabalhosa e complicada.

“Uma coisa que a gente percebe bastante nas pesquisas que fazemos é que, de um lado, há um monte de investidores que dizem que têm capital disponível, mas que não conseguem encontrar bons negócios para investir. De outro lado, há um monte de negócios e vários deles dizem: ‘olha, eu estou pronto para receber investimento e não consigo achar esse dinheiro. Então a gente foi olhar para esse problema em si. É um olhar meio de Tinder, tá? Tem uma oferta e uma demanda aqui e não está acontecendo o casamento, pelo menos não tanto quanto poderia acontecer”, diz.

Para jogar uma luz sobre essa questão, o estudo fez 51 entrevistas com dois públicos: investidores e empreendedores. Destas, 15 foram com investidores que atualmente já investem em negócios de impacto, para entender como eles tomam as suas decisões e em quais empresas eles de fato investem. As outras 36 foram com negócios já conseguiram captar investimentos ou que estão em busca do primeiro investimento. Das informações obtidas, buscou-se entender se há um padrão que possa ser observado para orientar essa busca por capital.

Estou preparado para receber investimento? Indicadores orientam o empreendedor de impacto

A partir das entrevistas realizadas, foram descobertos 22 indicadores de investimentos praticados no mercado de impacto brasileiro que podem guiar empreendedores que estão se preparando para abordar potenciais investidores. São requisitos que os investidores analisam para decidir onde irão aportar o seu capital.

Esses indicadores estão agrupados em três dimensões que o investidor considera ao analisar um negócio: 1) avaliação dos empreendedores e sua equipe; 2) avaliação dos números e desempenho do negócio; 3) avaliação do impacto gerado ou pretendido.

Todos os indicadores são importantes e nenhum é dispensável. Todos representam características que o empreendedor deve buscar atender o melhor possível. Mas alguns são mais vitais do que os demais.

11 indicadores receberam peso 3 e isso significa que são aqueles a que os investidores dão mais atenção. “São aqueles que se você tiver muito bem amarrados desde o começo, antes da conversa com o investidor começar, vão fazer muita diferença”, diz Pedro. Ou seja, não requisitos que o empreendedor não pode se dar ao luxo de não atender muito bem.

Os demais indicadores, com peso 2 ou 1, são também muito importantes, mas representam áreas em que o investidor vai estar mais disposto a ajudar o empreendedor. Um exemplo é governança.

“Governança é muito importante. Só que o investidor sabe que, sobretudo no primeiro dinheiro, você não vai ter uma governança super arrumada, você não vai ter a governança que ele considera boa. E poderá falar assim: ‘eu vou investir em você desde que forme um conselho, crie esse ou aquele relatório’. Então a governança é importante, mas ela vai acontecer na negociação ou logo depois do dinheiro entrar.”

Abaixo, listamos os indicadores revelados pelo estudo. No relatório você poderá ler informações detalhadas sobre cada um deles.

Indicadores mais importantes – peso 3

  • Conhecimento de negócios
  • Conhecimento do negócio
  • Comprometimento
  • Reputação
  • Referências
  • Grau de “coachability”
  • Modelo de negócio
  • Gestão financeira
  • Quadro acionário
  • Relevância do problema
  • Intencionalidade

Indicadores com peso 2

  • Formação educacional
  • Experiência
  • Solução (produto/ serviço)
  • Fase da jornada
  • Mercado potencial
  • Potencial de escala
  • Potencial de saída
  • Tese de mudança

Indicadores com peso 1

  • Complementariedade do time
  • Governança
  • Medição de impacto

Pesquisa identifica diferentes perfis de investidores de impacto

Nem todo investidor de impacto é igual e o estudo identificou três tipos, que foram denominados de investidores 2.25, 2.5 e 2.75. Na hora de abordá-los, faz diferença se o empreendedor souber com que tipo de investidor ele está conversando e adeque a sua apresentação. Já falamos sobre isso antes, na matéria Como fazer um pitch matador e atrair investidores para o seu negócio de impacto, que recomendamos que leia como complemento a essa.

Investidores 2.25: impacto é OPORTUNIDADE

Esse perfil investe em empreendimentos de toda natureza e decidem por investir em um negócio de impacto quando ele apresenta um potencial de retorno muito interessante. Ou seja, ele olha para impacto, mas o retorno financeiro tem um peso maior.

“Eles não saem de casa procurando um negócio de impacto para investir. Eles procuram bons negócios para investir e alguns deles são de impacto”, Pedro resume.

É um perfil de investidor que vai olhar pouco para questões como tese ou teoria de mudança, por exemplo. Ao analisar um setor como energia solar, provavelmente vai pensar menos em como esse é um setor importante para o meio ambiente e mais em como é uma tendência de mercado. Costumam ser profissionais muito ligados à área de negócios e ao mercado financeiro.

Investidores 2.5: impacto é REGRA

Esse é o perfil que dá igual peso para impacto e retorno financeiro. Querem aumentar o seu capital e ao mesmo tempo causar impactos específicos que estejam de acordo com as suas teses de investimento.

Segundo Pedro, “vão pensar assim: ‘a gente tem o dinheiro aqui, é importante preservar esse dinheiro. Não é uma doação, mas tudo bem se esse investimento me devolver o mesmo dinheiro no futuro, desde que me devolva um impacto muito grande’”.

Assim como no caso do perfil anterior, costumam ser profissionais ligados à área de negócios e ao mercado financeiro.

Investidores 2.75: impacto é OBJETIVO

O terceiro perfil é aquele grupo que está disposto a não ter um retorno financeiro alto, desde que tenha um impacto positivo significativo. Em alguns casos, aceita inclusive não ter retorno, apenas preservar o capital, ou mesmo perder um pouco, desde que seja para causar um impacto que considere muito importante. Em muitos casos, são investidores que vêm do 3o setor e entendem muito de temas como teoria de mudança, mensuração de impacto e outros assuntos relacionados.

Segundo Pedro, “vão pensar assim: ‘a gente tem o dinheiro aqui, é importante preservar esse dinheiro. Não é uma doação, mas tudo bem se esse investimento me devolver o mesmo dinheiro no futuro, desde que me devolva um impacto muito grande’”.

Por que é importante identificar o perfil de investidor com quem o empreendedor vai negociar? É esse entendimento que vai orientar a sua abordagem e se você vai dar mais peso, por exemplo, para o impacto do seu negócio ou para o retorno financeiro projetado.

Pedro explica que “é muito fácil pegar isso vendo até o posicionamento público das empresas, pelo portfólio dos investidores. Dá um Google no nome do investidor potencial e você vai descobrir um monte de coisas que vão te ajudar a te guiar nesse sentido”.

Quer aprender mais? Baixe o estudo gratuitamente

Você pode fazer o download da pesquisa no site da Pipe.Social. O relatório detalha todos os temas abordados nesta matéria, além de muitos outros que serão vitais para que você seja bem sucedido na sua busca pelo investidor certo para o seu negócio. Boa sorte e sucesso!

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