Emília Rabello encontrou, em um Negócio Social, a oportunidade de “mudar o mundo” que buscava ao se formar jornalista

Ao se formar em jornalismo, Emília Rabello, 36, conta que acreditava poder mudar o mundo com sua profissão. No entanto, ao se deparar com o dia a dia da profissão, percebeu que lhe faltaria autonomia para exercitar o sonho. Isso gerou uma inquietação que a fez olhar para o empreendedorismo social e resultou no Outdoor Social, um negócio social que funciona dentro de sua empresa de comunicação, chamada Minas de Ideias.

Funciona assim: primeiro, o Outdoor Social estuda e planeja junto com agências de publicidade campanhas a serem veiculadas em mídia externa (painéis outdoor) exclusivamente em favelas. em Seguida, coordenadores das comunidades fazem a ponte com os exibidores, moradores de locais estratégicos que receberão as placas em seus imóveis, serão remunerados por ceder o espaço. Para fechar o ciclo, após o final das campanhas, as placas são enviadas para cooperativas de reciclagem.

A ideia é simples, porém engenhosa (e levou um bom tempo para funcionar plenamente, como Emília conta a seguir). E cinco anos de operação, desde 2012, o Outdoor Social contabiliza atualmente 10 828 pontos de mídia externa em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os moradores recebem 100 reais para permitir a colocação dos outdoors em seus imóveis por 15 dias. Esse sistema já beneficiou mais de três mil pessoas e gerou mais de 2 milhões de reais em receitas — 907 mil somente em 2016. Hoje, o Outdoor Social tem uma rede de 25 312 pessoas, entre coordenadores, exibidores, instaladores etc.

Continue lendo no Projeto Draft