Kaleydos

Como testar sua ideia de negócio sem risco financeiro

Apresente sua ideia em uma landing page e em um evento para testar se há demanda pela sua solução; em seguida, crie um MVP e dê início ao seu negócio

Ter a certeza de que seu negócio vai ser bem recebido pelo público e vai gerar o retorno financeiro esperado é uma dúvida que ronda a cabeça de todo empreendedor. Neste artigo você vai aprender como testar a ideia de um novo negócio, produto ou serviço e como fazer isso com mínimo risco financeiro. Estas técnicas não só são para novos empreendedores, mas também para startups e empresas estabilizadas.

Mas primeiro, vou me apresentar para você. Meu nome é Nils Kauwertz, sou empreendedor e marketeiro apaixonado e mudei da Alemanha para o Brasil em 2012.

O que motivou essa mudança foi um artigo que li no Financial Times, sobre as melhores cidades do mundo para criar uma startup, e São Paulo foi uma delas. Foi o ‘Global Startup Ecosystem Index’ que franqueou a cidade nas primeiras 20 do mundo.

Comecei trabalhando na empresa de um amigo, assumi a gerência de projetos de digital marketing. Durante esse período, fiz alguns cursos online de tecnologia. Porém, eu sentia falta de ações mais práticas, que me fizessem utilizar o conteúdo apresentado. Foi aí que nasceu minha ideia: uma startup de e-learning para capacitar empreendedores na prática!

Mesmo animado com o projeto, precisava ter mais certeza sobre a demanda real que poderia ter meu novo negócio. Minha ideia foi muito simples, porém engenhosa, e trouxe um ótimo retorno. Criei uma Landing Page para um produto que ainda não existia. Uma plataforma de cursos online sobre marketing digital e tecnologia. O design da página era bem simples, o nome, Eduguete, não era bom, mas era o suficiente para testar. No começo, é melhor ter algo, do que algo perfeito, que leva mais tempo.

Com a Landing page no ar, os resultados foram animadores, muitas pessoas se cadastraram rapidamente. Nesse momento eu sabia que tinha um mercado em potencial e  pessoas interessadas no meu negócio.

(Essa é a Landing Page de teste: básica, com alguns erros de gramática, mas funcionou)

Se eu tivesse que fazer de novo, eu faria da mesma maneira esse teste do mercado? A resposta é: sim. Porém, adicionaria um teste a mais no processo.

Eu testaria minha nova ideia num evento, como uma feira que tem o meu público-alvo. Por quê? Porque lá você pode falar pessoalmente com pessoas que são clientes potenciais para o seu negócio. Uma landing page é boa, mas você vai aprender mil vezes mais falando com pessoas cara a cara. Uma boa história dessa técnica e o que ‘Innocent’ fez lá nos reinos unidos. É uma empresa de sucos saudáveis, e em um evento eles venderam os sucos pela primeira vez, e colocaram duas caixas com uma placa: ‘Vocês queres que nós saiamos dos nossos trabalhos para fazermos esses sucos?’ Uma caixa tinha a placa “sim”, uma a placa “não”. Depois do evento, a caixa SIM estava completamente cheia de garrafas, a caixa NÃO vazia.

Então, para finalizar, aqui são os passos para testar a sua ideia de um novo negócio, você pode:

  • Criar uma landing page do produto que você pretende criar. Mandar tráfego para essa página através dos anúncios do Facebook.
  • Participe de um evento relacionado ao seu projeto, apresente a ideia, converse com as pessoas e sinta a receptividade do produto cara a cara com pessoas reais.
  • Analise a demanda. Se tem demanda, comece a criar um MVP, um produto que você pode lançar rápido. Ele ainda não vai estar perfeito, mas é o suficiente para gerar valor para as pessoas.

Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

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