Entenda como criar uma estratégia de comunicação vencedora para o seu negócio de impacto social

Se você é ou pretende ser um(a) empreendedor(a) de impacto, em algum momento precisará desenvolver a estratégia de comunicação da sua startup. Uma comunicação bem feita é vital para o sucesso do seu negócio. Por isso, merece que o empreendedor se dedique a estudar o tema e a refletir como comunicará com clareza e eficiência o seu propósito, a sua solução e o seu impacto a potenciais clientes, investidores e públicos envolvidos.

Uma boa estratégia de comunicação é capaz de alavancar o seu negócio. Por outro lado, se mal planejada ou mal executada, pode gerar problemas. A presente matéria da série +imPACTO: Negócios & Propósito pretende ajudá-lo nessa empreitada. Ela é dividida em duas partes. A primeira, que você está lendo agora, é focada a ajudá-lo a entender a importância da comunicação, como ela é diferente para negócios de impacto e como criar uma estratégia vencedora. A segunda parte, publicada em julho de 2019, traz dicas práticas e ferramentas que o ajudarão a executar a sua estratégia.


Este é um conteúdo da série:

+imPACTO: Negócios & Propósito


Não comece colocando a mão na massa: pense primeiro na estratégia

Com tantas ferramentas de comunicação e marketing gratuitas ou baratas, é tentador já criar o seu blog corporativo, perfis nas redes sociais e começar a dizer ao mundo o que é o seu negócio e o que ele faz. Afinal, empreendedores não querem perder tempo, certo?

Não faça isso. Há um bom motivo pelo qual a primeira parte dessa matéria não compartilha dicas práticas, nem menciona as ferramentas que você pode usar. Antes de tudo, o empreendedor deve começar tornando claro para si mesmo qual é o posicionamento da sua marca. É isso que lhe dará clareza do que deve comunicar, para quem e como. Se o empreendedor tem o conhecimento de como fazer, mas não deu esse passo previamente, a sua comunicação será falha e não gerará os resultados desejados.

Então, antes de começar a gerar conteúdo para blogs, mídias sociais, e-mail marketing etc., faça as reflexões que iremos provocar ao longo dessa matéria. Se você já começou a sua comunicação sem antes traçar a sua estratégia, dê uma pausa e faça isso agora. Os resultados serão recompensadores.

Negócios de impacto são diferentes. A sua comunicação, também

Negócios tradicionais buscam satisfazer as necessidades e desejos do consumidor para maximizar o seu lucro. Negócios de impacto são diferentes. Seu objetivo maior é mitigar um problema social e/ou ambiental, mas com sustentabilidade financeira. O lucro faz parte do processo, contudo não é seu objetivo principal. É, principalmente, uma maneira de garantir que a empresa será capaz de mitigar um problema real da sociedade e gerar impacto social positivo.

Se negócios de impacto são diferentes, a sua comunicação também deve ser. Antes de tudo, é preciso ter clareza de qual é o propósito da sua empresa: qual é a sua causa e que impacto positivo almeja gerar na sociedade?

Vamos tomar dois exemplos do setor da moda. A varejista Renner oferece roupas de qualidade a preço acessível e é isso que ela comunica. A PanoSocial é um negócio social que atua no setor da moda, mas o seu propósito maior é outro: reabilitar e reinserir ex-presidiários no mercado de trabalho. Faz isso empregando egressos do sistema prisional para produzir artigos de moda sustentável e realizando atividades de ressocialização. A sua atividade comercial não é o seu único propósito. Na realidade, é a maneira como esse propósito pode ser alcançado. E isso sempre norteia a sua comunicação: seus clientes, potenciais ou atuais, sempre sabem quem produz a sua roupa e por que isso importa.

Entenda o ecossistema de negócios de impacto

Como foi mencionado, negócios de impacto são diferentes dos negócios tradicionais. O grande público em geral nunca ouviu falar deles. Ou, se ouviu, costuma não entender o que eles são exatamente. Ainda são muito confundidos com terceiro setor, ONGs ou filantropia. Um desafio de qualquer profissional do setor é educar o público a respeito do conceito de negócios que mitigam problemas socioambientais e, ao mesmo tempo, são lucrativos.

Seu negócio deverá ser capaz de transparecer isso de alguma forma na sua comunicação. Portanto, seu primeiro passo deve ser entender profundamente o ecossistema de negócios de impacto. Um caminho para se fazer isso é acompanhar a Kaleydos, que cobre o setor de maneira abrangente e aprofundada.

Outro caminho é baixar e ler o 2o Mapa de Negócios de Impacto, pesquisa realizada pela Pipe.Social. É um estudo bienal que acompanha a evolução do pipeline de negócios de impacto socioambiental no Brasil, ajudando a orientar estratégias e ações dos diversos atores do setor. Cada edição do Mapa traz dados e números atuais sobre o perfil e atuação dos negócios, assim como uma visão geral dos esforços e agenda do ecossistema, a fim de apontar demandas, desafios e oportunidades de crescimento. É leitura obrigatória para qualquer profissional do setor.

Defina o propósito da sua startup de impacto

Como dito antes, uma das diferenças de um negócio de impacto é o seu propósito. Então essa é a primeira reflexão que o empreendedor deve fazer: qual é o seu propósito? Que impacto quer gerar na sociedade? Qual legado deseja deixar? Deve saber responder também como pretende fazer isso, ou seja, qual é a sua solução (produto ou serviço).

É possível que o seu propósito lhe pareça tão óbvio que acredite ser desnecessário fazer essa reflexão. Mas, provavelmente, ele não é tão claro a outras pessoas e por isso é importante colocá-lo no papel da maneira mais clara e concisa possível. Formalizar o seu propósito em poucas palavras o ajudará nas próximas etapas da sua estratégia de comunicação.

Estabeleça seu objetivo de comunicação

Agora é o momento de refletir qual objetivo você pretende alcançar com a sua estratégia de comunicação. Os objetivos podem ser muito variados. Como fortalecer a sua marca. Gerar leads e aumentar as vendas. Atrair potenciais investidores. Ajudar a sociedade a compreender o problema que o seu negócio pretende mitigar. Fortalecer o entendimento do que são negócios de impacto. E assim por diante.

O seu objetivo não precisa ser apenas um. Você pode, por exemplo, ter dois: educar o público sobre um determinado problema socioambiental e conquistar novos clientes interessados em uma solução para esse problema. Mas também deve tomar cuidado para não perder o foco, principalmente se não tiver uma equipe dedicada exclusivamente à comunicação.

Uma cautela que empresas de impacto social devem ter é não se focar somente no marketing de causa. Com certeza, você deseja que a sua marca seja associada a uma causa, mas também deve ter outros objetivos mais pragmáticos, como aumentar as suas vendas.

Defina o seu público-alvo

Se você já sabe o seu objetivo de comunicação, pode definir com quem deseja se comunicar.

Qual é seu público-alvo? Você pode considerar inúmeros fatores, como: faixa etária, gênero, região em que reside, nível educacional, renda familiar, interesses etc. E, claro, deve ser o público para quem a sua solução está voltada. Por exemplo, o Programa Vivenda se propõe a oferecer serviços de reformas residenciais a um público de baixa renda. Então moradores de bairros de baixa renda é uma das características do seu público-alvo.

Você também pode ter mais de um público, cada um ligado a um objetivo de comunicação. Novamente, você não precisa se restringir a apenas um, mas também deve tomar cuidado para não perder o foco.

Tenha consistência e não hesite em pedir ajuda

Nesse momento, você já percebeu que há muito o que se fazer para a comunicação do seu negócio de impacto. E deve se questionar: “sou capaz de fazer tudo isso sozinho ou preciso de ajuda?”.

É importante não tentar abraçar o mundo. Se a sua startup tem verba para contratar uma agência ou um profissional especializado, pode ser o melhor caminho. Caso não tenha e você precise fazer tudo sozinho, é importante dar prioridade ao mais importante. Por exemplo, se definiu que o melhor canal de comunicação com seu público-alvo é o Instagram, dedique-se a ele. Não divida seu tempo com vários perfis em redes sociais, blog, vídeos no Youtube etc. Um ou dois canais bem trabalhados darão resultados melhores do que vários canais trabalhados de qualquer jeito.

É importante haver continuidade e consistência no seu plano de comunicação. Se ele contempla um blog atualizado semanalmente, atenha-se a isso. É comum começar com empolgação e depois deixar o blog (ou outro canal) abandonado. Se fizer isso, causará uma impressão negativa no seu público-alvo e será péssimo para os seus objetivos de negócio.

Quem pode te ajudar na comunicação do seu negócio de impacto?

Existem muitas organizações que podem ajudá-lo a criar e executar uma estratégia de comunicação vencedora.

Uma delas é a Kaleydos. Somos uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios inovadores em estágio inicial e alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nosso programa é personalizado e cada empreendedor recebe apoio nas áreas em que têm maior necessidade.

Outra organização é a Pipe.Social. Sua comunidade PipeR oferece diversas formas de apoio a empreendedores de impacto. Uma dessas formas são mentorias sobre diversos temas, comunicação entre eles. Por exemplo, já foram oferecidas mentorias sobre comunicação estratégica, marketing digital e storytelling  para pitch.

Não perca a Parte 2 dessa matéria, em breve

Gostou do que leu até aqui? Continue lendo a segunda parte dessa matéria. Você aprenderá dicas práticas e conhecerá ferramentas para implementar a estratégia de comunicação da sua startup. Até lá!

Para saber mais

A importância da comunicação para as organizações e negócios de impacto social

Comunicação para impacto social, o que é?

Especialistas apontam caminhos para a comunicação de Negócios de Impacto

Como é feito o marketing em negócios sociais?


Foto: Visual Hunt