Dicas práticas para executar o seu plano de comunicação e tornar o seu negócio conhecido por potenciais clientes e investidores

Desenvolver e executar uma estratégia de comunicação é uma tarefa importante para qualquer negócio, mas  muitos empreendedores têm dúvidas sobre como endereçar esse desafio. Por isso, publicamos essa matéria sobre comunicação para negócios de impacto, dividida em duas partes.

Na parte 1, enfatizamos o planejamento necessário para uma estratégia vencedora e alertamos para não começar com a “mão na massa”. Se você ainda não leu a primeira parte, sugerimos que o faça antes de continuar com essa leitura. Entender o planejamento de comunicação, e as suas particularidades no caso de negócios de impacto, é importantíssimo antes de executar qualquer ação.

Agora, na segunda parte dessa matéria, vamos dar algumas dicas sobre o “como fazer”.

Boa leitura!


Este é um artigo da série:

+imPACTO: Negócios & Propósito


Decida como se comunicará com o seu público-alvo

Nesse ponto, você chega mais perto da parte prática da comunicação: o como fazer.

Você deve decidir os seus canais de comunicação. Qual é a melhor maneira de alcançar o seu público-alvo? Para alguns perfis, um blog é o ideal. Para outros, o seu tempo seria melhor empregado criando vídeos para o Youtube ou tantos outros canais de comunicação que existem atualmente.

Outro ponto importante para definir é o tipo de conteúdo que deve ser criado para o seu público. Ele está interessado em conteúdos mais conceituais e educativos? Prefere tutoriais, dicas rápidas?

Importantíssimo também é decidir o tom de voz da sua comunicação. Você pode optar por um tom mais sério ou pode ser mais jovial e irreverente. Um bom exemplo desse último tipo é a Netflix, conhecida pela sua atuação bem humorada nas mídias sociais, condizente com uma empresa no setor de entretenimento.

Após definir essa etapa, você terá condições de decidir quais ferramentas – gratuitas ou não – deverá usar na sua comunicação.

Escolha as ferramentas para executar o seu plano de comunicação

Agora que você já sabe como irá se comunicar com seu público-alvo, pode decidir quais ferramentas adotar para isso. Nessa seção, indicamos uma série de ferramentas simples de serem usadas, a maioria delas gratuitas. Adotamos muitas delas na Kaleydos.

Webdesign

Para sites e blogs de qualquer complexidade, a melhor opção é o WordPress. É gratuito, facilmente adaptável para todo tipo de projeto, ótimo para SEO (otimização para mecanismos de busca) e tem um rico ecossistema de temas e plugins gratuitos e pagos.

Gestão de mídias sociais

Existem boas plataformas que permitem, em um único painel, gerenciar todas as suas contas nas mídias sociais. A Hootsuite é referência no mercado e tem uma versão gratuita que atende às necessidades de pequenos negócios, além da paga com mais recursos. Outra ferramenta recomendada é a brasileira mLabs. Ela não possui versão gratuita, mas seus planos são muito baratos e começam a partir de R$ 12,90/ mês.

E-mail marketing

A maior referência no mercado é a MailChimp. Outra opção viável é a Aweber. Ambas as empresas oferecem planos gratuitos suficientes para pequenos negócios. E planos pagos de vários valores, adequados para cada necessidade.

Design gráfico

Precisa de boas artes para seu site, blog e mídias sociais, mas não é designer, nem tem verba para contratar um? O Canva é a solução para o seu problema. Nele, qualquer pessoa consegue criar facilmente belas artes sem precisar ter o conhecimento de um designer.  Satisfaz grande parte das necessidades de pequenos negócios.

Vídeos

Criar bons vídeos para o seu canal no Youtube não precisa ser uma dor de cabeça. Assim como existe o Canva para design gráfico, existe o Promo.com para criar vídeos profissionais sem ter o conhecimento de um videomaker.

Apresente o seu negócio de impacto para a mídia especializada

Um caminho para tornar o seu negócio conhecido é entrar em contato com veículos de comunicação especializados em negócios de impacto.

Um deles é a própria Kaleydos. Sempre temos interesse em divulgar startups de impacto social em nossa plataforma de comunicação. Publicamos uma série de reportagens denominada Negócio de Impacto em Destaque justamente para apresentar startups brasileiras que estejam produzindo impacto social positivo. Para participar, clique aqui e preencha um curto formulário. Lembre-se: quanto melhores e mais detalhadas as suas respostas, melhor será o perfil que produziremos sobre a sua solução.

Outros portais especializados que você pode contatar são o Notícias de Impacto, a AUPA e o Inova Social.

Assessoria de imprensa: um passo que você vai precisar tomar

Uma assessoria de imprensa é capaz de alavancar o alcance da sua comunicação. Tanto pelo conhecimento especializado, como pelos contatos que cultiva na imprensa. Sem uma boa assessoria, será mais difícil que o seu negócio obtenha exposição na grande mídia.

Contudo, esse é um serviço que muitos empreendedores não têm verba para contratar. Mesmo que esse seja o seu caso, tenha em mente que você pode precisar dele no futuro. Inclua no seu planejamento contratar uma boa assessoria de imprensa quando o seu negócio crescer e tiver orçamento para isso. Os resultados serão recompensadores.

Estude sempre

Quanto mais você souber sobre comunicação, melhor saberá desenvolver e executar um plano de comunicação. Caso o seu negócio tenha ou venha a ter um profissional da área no time, o seu próprio conhecimento sobre o tema vai ajudá-lo a coordenar essa tarefa na empresa.

Existem muitos bons materiais sobre comunicação e marketing na internet, tanto gratuitos como pagos. Vale a pena pesquisar quais seriam úteis a você e que valem o seu tempo e dedicação (e dinheiro, quando for o caso).

Uma boa dica são os cursos da Rock Content, uma referência no mercado. Vários deles são gratuitos e vão te dar o caminho das pedras em temas como marketing de conteúdo, SEO, gestão de mídias sociais e e-mail marketing.

Outros cursos excelentes são os do Google Ateliê Digital, que ensinam desde os fundamentos do marketing digital a como gerenciar campanhas de anúncios pagos. Há ainda os cursos do Facebook Blueprint, que ensinam as melhores práticas de uso do Facebook e do Instagram.

E agora, mão na massa!

Nas duas partes dessa matéria, você aprendeu o fundamental de comunicação para negócios de impacto. E demos o caminho das pedras para aprender mais. Agora é hora de começar a desenvolver o seu plano de comunicação e de executá-lo. Não tenha pressa em fazer tudo de uma vez. Mas também não espere as condições ideais, pois elas não existem (como empreendedor, você sabe disso, não é?).

E não se esqueça de uma das dicas da primeira parte dessa matéria: quando necessário, peça ajuda. Em algum momento do desenvolvimento do seu negócio, você vai precisar de um profissional ou agência especializados e 100% dedicados a essa área.

Quem pode te ajudar na comunicação do seu negócio de impacto?

Existem muitas organizações que podem ajudá-lo a criar e executar uma estratégia de comunicação vencedora.

Uma delas é a Kaleydos. Somos uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios inovadores em estágio inicial e alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nosso programa é personalizado e os empreendedores do portfólio recebem apoio nas áreas em que têm maior necessidade.

Outra organização é a Pipe.Social. Sua comunidade PipeR oferece diversas formas de apoio a empreendedores de impacto. Uma dessas formas são mentorias sobre diversos temas, comunicação entre eles. Por exemplo, já foram oferecidas mentorias sobre comunicação estratégica, marketing digital e storytelling  para pitch.