Kaleydos

Sistema B chega a Fortaleza para incentivar a iniciativa privada a adotar práticas de negócios conscientes

Criação da Comunidade B Fortaleza expande o movimento global de empresas que buscam ser melhores para o mundo

No dia 26/04, próxima sexta-feira, o Sistema B Brasil lançará a Comunidade B Fortaleza, que fortalecerá negócios de impacto social na capital cearense. O lançamento acontecerá na FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), das 15h às 18h. Clique aqui para saber mais sobre o evento.

O Sistema B é um movimento global que está redefinindo o conceito de sucesso nos negócios. Em uma nova economia, o sucesso é caracterizado não apenas pelo lucro, mas pelo bem-estar que uma empresa gera para a sociedade e o planeta. Ou seja, é um movimento de empresas que buscam ser as melhores para o mundo, não simplesmente as melhores do mundo. As empresas certificadas pelo movimento são chamadas de Empresas B. Para obter a certificação é preciso passar por um processo rigoroso de avaliação e comprovação do impacto social positivo que geram com suas atividades.

O objetivo de se criar a Comunidade B é divulgar esse movimento na cidade. E assim sensibilizar empresários a fazer um processo de auto-avaliação gratuito, que mostrará se as suas empresas estão perto ou longe de conseguir se certificarem. Além disso, o grupo foi idealizado também para estimular novas ondas de desenvolvimento na cidade, sintonizar a iniciativa privada a uma agenda de sustentabilidade ambiental, social e econômica e transformar Fortaleza em um território inovador. Entre os desafios a longo prazo estão tornar a cidade competitiva e resiliente e construir redes engajadas e conectadas à ideia de transformá-la por meio dos negócios de impacto social.

Segundo Haroldo Rodrigues Jr., um dos organizadores da comunidade, em artigo para O Povo:

A Comunidade B Fortaleza traduz um movimento em expansão nacional que encontra no Sistema B Brasil e em suas ferramentas uma opção concreta de mudança, através da força da economia e do mercado.

No mundo, há 2.600 empresas certificadas pelo Sistema B, as chamadas Empresas B. No Brasil, são 145. Em Fortaleza, 3. Entre elas, a In3citi, uma investidora de projetos de impacto que, desde a sua criação em 2017, foi planejada para fazer parte do movimento, tendo conseguido se certificar em abril de 2018.

Saiba mais sobre o Sistema B no vídeo abaixo:

Leia também

6 empresas B canadenses que estão mudando o supply chain da alimentação (para melhor)

B Lab e o Pacto Global das Nações Unidas se associam para desenvolver uma plataforma que permite gerir o impacto empresarial relacionado aos ODS

Danone agora é a maior Empresa B do mundo

Em três anos, Empresas B dobram em número na América Latina e Chile e Brasil lideram a região

Sistema B certifica mais de 100 empresas no Brasil


Com informações do Sistema B, Diário do Nordeste e O Povo.

Foto: Governo Federal do Brasil.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário