Kaleydos
economia circular

5 vídeos para você entender a economia circular

Entenda o modelo econômico que considera essencial o reaproveitamento dos resíduos sólidos na cadeia produtiva, em vez de descartá-los como lixo

Atualmente, a economia mundial pode ser chamada de linear. A matéria-prima é extraída do meio-ambiente, transformada em produtos, que são vendidos e em seguida descartados como lixo. É o contrário do que ocorre na natureza, em que tudo o que é descartado por um ser vivo é reaproveitado por outro. Pode-se dizer assim que a natureza segue um modelo de economia circular. Por que não adotar este modelo também para as atividades humanas? Já existe um movimento com este objetivo e os vídeos selecionados para este post explicam o conceito em detalhes.

Segundo a Ellen MaCarthur Foundation, economia circular é:

(…) regenerativa e restaurativa por princípio. Seu objetivo é manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo. O conceito distingue os ciclos técnicos dos biológicos.

Conforme concebida por seus criadores, a economia circular consiste em um ciclo de desenvolvimento positivo contínuo que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos administrando estoques finitos e fluxos renováveis. Ela funciona de forma eficaz em qualquer escala.

Já falamos sobre economia circular algumas vezes na Kaleydos. Veja os posts abaixo:

Economia Circular: o que você e o seu negócio tem a ver com isso?

Economia circular é bom para os negócios, para o ambiente e para as pessoas, diz especialista em sustentabilidade

Membros da União Europeia fazem últimos debates sobre Pacote de Economia Circular

Economia circular e Cradle to Cradle – Ellen McArthur Foundation

Guilherme Brammer no TEDxMauá

Programa Juntos Nessa

Chicko Souza na TEDxLaçador

Bruno Temer – Economia circular


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

2 comentários