Kaleydos

Economia linear: o que é e por que é preciso mudar

A economia linear tem sido considerada uma forma de organização econômica inviável. Entenda e conheça alternativa

economia linear é uma forma de organização da sociedade baseada na extração crescente de recursos naturais, em que os produtos feitos a partir desses recursos são utilizados até serem descartados como resíduos. Nessa forma de economia, a maximização do valor dos produtos se dá pela maior quantidade de extração e produção.

economia linear tem sido considerada uma forma de organização econômica inviável. Isso porque, a longo prazo, os limites planetários terão chegado a um nível insustentável de manutenção desse modelo.

A humanidade já experiencia a insustentabilidade da economia linear com a crescente escassez de recursos, aumento da poluição e vulnerabilidade humana e ambiental à essa poluição. Mas existe uma alternativa à economia linear que tem se apresentado como uma nova forma de organização: a economia circular.

Continue lendo no eCycle


Leia também

Economia circular: 32 notícias, artigos e vídeos para entender o conceito

Economia circular pode ajudar países a combater mudanças climáticas, diz relatório

Vídeo: como funciona a economia circular


Foto: Imagem editada e redimensionada de Jon Tyson, está disponível no Unsplash.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário