Da Pipe.Social

Muitos empreendedores se perdem na hora de entender o que são as fases dos negócios de impacto. Claro que tudo nem sempre é linear e tão bem separado em caixinhas, mas a jornada dos empreendedores de impacto tem um paralelo com o desenvolvimento das startups tradicionais. Abaixo, explicamos de forma simplificada o 9 estágios mais tradicionais desse processo. (Se a sua jornada vai e volta muitas vezes nesse estágio, não se assuste, faz parte do jogo!). Aproveite para se encontrar:

IDEA

Tive uma ideia incrível de solução (produto/serviço) que pode resolver algum dos desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Já desenhei um canvas, coloquei no papel e pensei formatos para o meu negócio de impacto.

VALIDAÇÃO DA IDEIA

Minha ideia agora está sendo testada na rua. Conversei com vários atores do mercado, clientes, consumidores, parceiros e até potencial investidores para saber se o problema que eu endereço realmente existe, se as pessoas acreditam na minha ideia, se a forma de cobrar e pagar por essa ideia faz sentido para os clientes etc.

PROTÓTIPO

Minha solução agora é algo mais concreta, estamos produzindo um protótipo, uma primeira versão do que será o produto/serviço para testar se de fato ele funciona, se a nossa hipótese levantada na validação da ideia se aplica na realidade.

PILOTO

Sim, já estamos na rua, testando nosso produto/serviço com clientes/consumidores reais. Estamos entendendo a usabilidade do que criamos, o que funciona bem e o que precisa ser revisado. O mais importante, entendendo que nosso protótipo é aplicável à temperatura/pressão reais do dia a dia dos usuários.

MVP

Não só nossa solução funciona, como o nosso modelo de negócio faz sentido, preços, formato de monetização e o nosso planejamento do business faz sentido. Fizemos as primeiras vendas e o mercado comprovou que há demanda e que atendemos necessidades reais.

ORGANIZAÇÃO DO NEGÓCIO

Validei meu produto/serviço no mercado, tenho clientes e uma solução na rua, mas preciso começar a formalizar e organizar melhor a casa. É o momento de estruturar a gestão da empresa, gestão das pessoas, refinar o modelo de negócio, criar uma melhor fundação da organização para que tudo funcione com um pouco mais de estrutura. Também estamos levantando com mais qualidade nossos indicadores de impacto.

TRAÇÃO
Com a empresa estruturada, conseguimos entender áreas que temos potencial para crescer, novas frentes de venda, contratações de equipe, maior recorrência de clientes, gestão financeira mais estruturada. Somos uma empresa que já ocupou um lugar no mercado e trabalha com mais cadência.

PRÉ-ESCALA

Encontramos um formato ideal para crescer rapidamente e aumentar nossos clientes/usuários de forma muito rápida. Para isso, precisamos nos planejar para o crescimento rápido, entendendo qual a estrutura interna necessária para dar esse salto, nos preparar para investir nesse novo passo com segurança. (Estamos até com potencial de captar recursos financeiros ou buscar recursos para dar esse salto).

ESCALA

Somos uma empresa estruturada, que cresce em clientes/usuários com frequência e que já tem muita história para contar. Já apresentamos inclusive nossos frequentes relatórios de impacto e somos referência para o setor.