Kaleydos

British Council lança pesquisa sobre o papel dos negócios sociais no empoderamento feminino

Pesquisa internacional relaciona empoderamento feminino a negócios de impacto social

Qual é a relação entre negócios de impacto social e os desafios enfrentados por mulheres e meninas? Como estes modelos de negócios podem ajudar a criar uma sociedade com maior igualdade de gênero? Para responder a estas questões, o British Council realizou a pesquisa qualitativa internacional O papel dos negócios sociais no apoio ao empoderamento feminino no Brasil. A pesquisa foi feita em cinco países: Reino Unido, EUA, Índia, Paquistão e Brasil.

Entre outras questões, abordou-se:

  • Mulheres na liderança de negócios de impacto social;
  • Acesso de mulheres a recursos e investimentos para o fortalecimento de negócios de impacto social;
  • Negócios de impacto social como plataforma eficaz para o empoderamento das mulheres;
  • Como os negócios de impacto social desafiam ou reforçam estereótipos de gênero na economia.

Os resultados serão apresentados no dia 13 de setembro, em São Paulo, e no dia 20 de setembro, no Rio de Janeiro. Os eventos terão painéis de especialistas envolvidos ativamente com as agendas correlacionadas de empoderamento feminino e negócios sociais. Será também promovido um debate entre os especialistas e o público presente.

A partir do dia 13, o relatório poderá ser baixado gratuitamente no site do British Council (https://www.britishcouncil.org.br/). O mesmo apresenta informações relevantes e recomendações para governos, investidores, empreendedores sociais e organizações de apoio sobre como promover ainda mais o empoderamento das mulheres e a agenda dos negócios de impacto social.  Um dos objetivos-chave é o de suscitar debate e catalisar ações futuras.

Lançamento em São Paulo

Panelistas confirmadas:

  • Adriana Barbosa – Empreendedora Social e Fundadora Feira Preta
  • Graziella Maria Comini – Docente e Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
  • Celia Cruz – Diretora Executiva do Instituto de Cidadania Empresarial e Força Tarefa de Finanças Sociais
  • Viviane Duarte – Empreendedora Social, Fundadora do Plano Feminino e do Plano de Menina
  • Mediação: Renata Truzzi, Diretora NESsT Brasil

Link para inscrição: http://britishcouncilbrasil.rsvp-socentsp.sgizmo.com/s3/

Lançamento no Rio de Janeiro

Panelistas confirmadas:

  • Carla Teixeira Panisset – Coordenação Comunidade Sebrae RJ
  • Iana Bamboreim – Diretora Olabi
  • Tássia di Carvalho – Fundadora Agência Is
  • Ruth Pinheiro – Presidente Rede Brasil Afro Empreendedor (REAFRO)
  • Mediação: Anette Kaminski (Coautora do relatório da pesquisa)

Link para inscrição: http://britishcouncilbrasil.rsvp-socentrj.sgizmo.com/s3/

Sobre o British Council

British Council é uma organização internacional do Reino Unido, com foco em relações culturais e oportunidades educacionais. Vem trabalhando com mais de 100 países ao redor do mundo nas áreas de artes e cultura, língua inglesa, educação e sociedade civil.

Em paralelo, Igualdade e Diversidade estão embutidas em todo o trabalho realizado British Council, através da oferta de programas globais que promovem a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas. Negócios de impacto social são também uma prioridade global para o British Council, através de um programa presente em mais de 20 países e realizado com o apoio de parceiros locais e internacionais.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

2 comentários