Implantação de uma Economia Sustentável envolve mudança de atitudes

O conceito de Economia Sustentável é amplo e possui diversas abordagens, sendo em geral visto como um conjunto de práticas que levam em conta não só o lucro, mas também a qualidade de vida dos indivíduos e a harmonia com a natureza. Uma economia sustentável é aquela que foca seu crescimento no bem-estar do ser humano, colocando-o no centro do processo de desenvolvimento.

O modelo defende que o ser humano deixe de ter um preço para se dotar de dignidade. Também a capacidade de regeneração da natureza passa a ser considerada como um bem a ser preservado para a própria continuação da atividade econômica. A Economia Sustentável é uma nova ética a ser adotada por empresas e países, superando não só a crença de que a economia é um fim em si mesma, mas também a noção de que o ser humano é um instrumento (substituível e destituído de dignidade).

Autores como Ignacy Sahcs, Ricardo Abramovay, Amartya Sen e Sudhir Anand são alguns dos que estudam a Economia Sustentável, também chamada de sustentabilidade econômica. Eles questionam a ideia do desenvolvimento baseado apenas no PIB (produto interno bruto), apontando para a necessidade de incluir outros fatores, como o bem-estar social e a preocupação com os ecossistemas, no planejamento econômico. Essa seria uma das melhores formas de desenvolver uma economia sustentável, que é antes de mais nada um caminho a ser percorrido por meio da mudança de atitudes.

Continue lendo no eCycle.


Foto: Global Festival of Action on VisualHunt /CC BY-ND