Kaleydos

Entenda a importância de um conselheiro e seu papel numa startup

Investidores anjo atuam como mentores e aumentam as chances de sucesso do empreendedor

Da Anjos do Brasil

O universo de startups pode ser muito motivador: a todo momento encontramos histórias de empreendedores que trabalharam duro para tirar sua ideia do papel e montaram um negócio realmente relevante. É importante ficarmos atentos, no entanto, a existência de um caminho entre ter a ideia e um plano de negócios e ver o empreendimento acontecer de fato.

Um detalhe extremamente importante no meio desse caminho é conseguir a verba necessária para incrementar a execução da ideia. Embora vários empreendedores recorram a familiares ou a uma poupança própria para dar o primeiro passo, com o negócio começando a andar, será necessário um aporte maior.

É nesse momento que o investimento anjo entra em cena: um investimento de menor porte (entre R$50 mil e R$700 mil, em média) para ajudar o negócio a dar um salto maior.

No entanto, apenas o dinheiro não é suficiente. E, para bem da verdade, o dinheiro sem um aconselhamento de como usá-lo com sabedoria pode acabar sendo extremamente mal gasto.

É por isso que, geralmente, os investidores anjo podem ser também conselheiros da startup, potencializando seu dinheiro investido em smart money – dinheiro inteligente. Isto é, o investidor irá colocar na startup, não apenas seu dinheiro, mas o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos de trabalho sobre o mercado em que atua.

E isso é de um valor inestimável para um empreendedor que está começando seu negócio numa área onde, não necessariamente tem um vasto conhecimento. Assim, o investidor pode alertar ao empreendedor sobre obstáculos que possam vir a aparecer e formas de lidar com eles.

E, finalmente, uma dica importante é agendar com antecedência os encontros com o conselheiro, assim como a data e a duração de cada um. Assim, ele ficará a par do que está acontecendo na startup, e poderá ajudar de forma mais efetiva.


Foto: Accounting Training em VisualHunt / CC BY-NC-SA

Redação Kaleydos

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail *
Nome
Sobrenome
Organização
Cargo
*Campo obrigatório

Faça um comentário