Kaleydos

Sistema B explica: como mensurar o impacto de negócios de impacto?

Entenda como o Sistema B mensura o impacto positivo das Empresas B, os negócios de impacto que formam a sua rede

No Kaleydos abordamos o que denominamos “mercado de impacto”. Ou seja, soluções empresariais que resolvem problemas sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que são lucrativas. Neste mercado podem ser agrupados conceitos análogos, como negócios de impacto, negócios com impacto, negócios sociais, setor 2.5 e o assunto sobre o qual vamos tratar mais a fundo aqui: as Empresas B.

 

O que são Empresas B?

É um termo usado pelo Sistema B, organização que certifica empresas que produzem impacto social positivo. De forma que, ao conceder o selo de Empresa B, atesta que se trata de um negócio orientado não apenas para o lucro, mas também para o bem-estar social e a sustentabilidade.

Conversamos com Camila Matos, coordenadora do programa Medindo O Que Importa do Sistema B, que nos explicou em detalhes como mensuram o impacto da sua rede e como funciona a seu processo de certificação. Abaixo você pode ler um resumo dos pontos principais que foram conversamos. No vídeo acima, pode assistir a entrevista na íntegra.

 

Como o Sistema B mensura o impacto das Empresas B?

Segundo Camila:

A mensuração é o primeiro passo para uma empresa compreender efetivamente qual impacto positivo que ela está gerando para o meio ambiente, para a sociedade. Então ela tem um papel extremamente importante dentro da gestão das empresas que se comprometem a gerar um impacto socioambiental positivo.

Isso é feito por meio de uma plataforma online, o site Avaliação de Impacto B. Trata-se de uma ferramenta gratuita, disponível a empresas de todos os tamanhos e de qualquer setor.

O questionário é composto de cerca de 160 questões e avalia a empresa em cinco áreas:

  1. Impacto sobre o meio-ambiente
  2. Impacto sobre a comunidade em que está estabelecida
  3. Impacto sobre a sua equipe
  4. Governança
  5. Modelo do seu negócio de impacto

Ao finalizar o questionário, a empresa obtém uma pontuação de 0 a 200 e pode ser comparada a uma base de dados de mais de 40 mil empresas que já completaram a avaliação. A partir deste diagnóstico, também pode determinar como melhorar o seu impacto ao longo da sua gestão. Para auxiliar nesta tarefa, a plataforma oferece uma extensa biblioteca de melhores práticas que empresas B já implementaram em seus negócios.

 

Como se certificar como Empresa B

Caso uma empresa deseje se certificar como parte da rede do Sistema B, deve cumprir algumas etapas.

Em primeiro lugar, deve fazer a Avaliação de Impacto B, explicada acima, e obter pontuação mínima de 80 pontos. Isso a habilita a submeter sua avaliação para certificação.

A segunda etapa é uma chamada de revisão das suas respostas. Nela, um especialista, que fica no B Lab (nos EUA), conecta o que a empresa respondeu ao seu impacto efetivo, um processo similar a uma due diligence. Em seguida, a empresa deve entregar documentos comprobatórios do seu impacto declarado.

Por fim, exige-se que a empresa inclua duas cláusulas no seu contrato social, com o objetivo de assegurar que a empresa vai manter o impacto socioambiental ao longo do tempo, protegendo a sua missão e protegendo as partes interessadas e envolvidas.

 

A necessidade da mensuração de impacto positivo

O mercado de impacto tem crescido no Brasil e no mundo, oferecendo soluções de mercado a problemas sociais e ambientais. É um movimento global necessário que complementa os esforços de governos, ONGs e entidades filantrópicas em aumentar o bem-estar social. E um tipo de ação cada vez mais exigido pelos próprios consumidores, que em muitos casos preferem adquirir bens e serviços de empresas que produzem impacto positivo.

Por isso, é importante que haja modelos eficientes de avaliação e certificação do real impacto gerado por esses negócios. O Sistema B tem se destacado no setor ao oferecer uma metodologia confiável para este fim.

Gabriel Mallet Meissner

Editor da plataforma Kaleydos.

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail *
Nome
Sobrenome
Organização
Cargo
*Campo obrigatório

2 comentários