Kaleydos

Eternit lança primeira telha solar fotovoltaica do Brasil

Além de sustentável, modelo reduz a conta de luz do consumidor

Instalar painéis solares em residências é uma ótima ideia, tanto do ponto de vista da sustentabilidade, como da economia na conta de luz. Mas ainda há quem resista aos painéis solares tradicionais pelo seu impacto visual. É inegável que instalá-los em cima dos telhados afeta a aparência da construção. Mas há uma solução para isso: telhas solares fotovoltaicas. Elas geram energia como os painéis solares e se integram ao design da casa como as telhas tradicionais. A primeira telha do tipo produzida no Brasil está sendo lançada pela Eternit, que a apresentou durante o Intersolar South América, a maior feira da América Latina voltada à área de energia solar, realizada entre 27 e 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

As primeiras telhas solares foram lançadas nos EUA pela Tesla, conhecida fabricante de carros elétricos. Logo surgiram concorrentes como a 3 in 1 Roof. Mas o modelo da Eternit, chamada de Eternit Solar, é a primeira com tecnologia desenvolvida no Brasil e aprovada pelo Inmetro. Após investir em sua área de inovação, a empresa  especializada no fornecimento de produtos do setor de construção civil está desenvolvendo o processo industrial para fabricação em larga escala do modelo.

O modelo que foi apresentado ao mercado da construção civil levou um ano para ser desenvolvido e tem várias opções de cores e acabamentos, com as células fotovoltaicas integradas à telha de concreto. Agora a Eternit trabalha para terminar de desenvolver um modelo feito de fibrocimento. E breve, os produtos estarão disponíveis para os consumidores, garante a empresa.

Energia solar mais acessível ao consumidor e economia na conta de luz

Uma vantagem óbvia da telha solar é a economia da conta de luz do consumidor, uma vez que ele poderá gerar a sua própria energia elétrica. Outra vantagem é o fato do produto ser mais barato do que instalar painéis solares sobre um telhado.

Cada telha da Eternit Solar produz 9,16 watts e tem dimensão de 365 x 475 mm. A capacidade de produção média mensal de uma única telha é de 1,15 Kilowatts hora por mês (kwh/mês). Estima-se que o retorno sobre o investimento corre em um prazo de 3 a 5 anos, dependendo do sistema. Além do ganho ecológico, é claro.


Com informações do Ciclo Vivo.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.