Kaleydos

Evento debate importância do lixo na economia circular

IPT discute gestão de resíduos sólidos e logística reversa, com palestra de diretora de empresa social holandesa

Com o objetivo de debater a gestão compartilhada de resíduos sólidos urbanose a economia circular, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou, no último dia 11 de dezembro, o painel ‘Resíduos sólidos urbanos: da logística reversa à economia circular’. O evento contou com a presença de integrantes da sociedade civil, governo e iniciativa privada, além de uma diretora da empresa social holandesa Circle Economy.

Fruto de uma parceria entre o IPT, o Governo do Estado de São Paulo, a consultoria Exchange4Change Brasil e o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, o painel contou, na mesa de abertura, com a presença de Nanna Stolze, cônsul-geral adjunta da Holanda em São Paulo. Ela explicou ao público a importância de discussões sobre a gestão do lixo para seu país: “Este evento foca em um tema que levamos muito a sério, pois a boa gestão do lixo é crucial na Holanda. Não temos espaços físicos para aterros sanitários, e, por isso, reconhecemos os desafios que formam a base deste encontro”.

A parceria internacional viabilizou a palestra de abertura de Annerieke Douma, da Circle Economy. Annerieke, que é diretora de cidades, regiões e global hub da empresa social holandesa, discutiu o conceito de economia circular e sua importância para a gestão de recursos e resíduos em níveis mundiais: “Nossa economia linear, que foi concebida após o início da Revolução Industrial, criou um modelo baseado em uma abundância de recursos que imaginávamos que a Terra forneceria eternamente. Atualmente, sabemos que este não é o caso”.

Continue lendo no eCycle

Redação Kaleydos

Assine nossa newsletter

Preencha os campos abaixo para receber nossa newsletter mensal.
E-mail *
Nome
Sobrenome
Organização
Cargo
*Campo obrigatório

Faça um comentário