Kaleydos
MaturiJobs

Ferramenta reúne oportunidades para trabalhadores com mais de 50 anos

Empresário Morris Litvak criou plataforma para oferecer vagas no mercado para pessoas com dificuldade de voltar ao mercado

Da Agência Sebrae de Notícias

A população brasileira envelhece a cada ano, aponta levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), enquanto o mercado de trabalho se fecha para pessoas com mais de 50 anos. Foi pensando neste público que Morris Litvak criou a Maturijobs, plataforma que oferece profissionais e vagas para essa faixa etária para empresas. A empresa se enquadra no oitavo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde 2015, o Sebrae é parceiro da ONU no fomento aos negócios de impacto social e ambiental.

A ideia de Morris de criar um negócio voltado para público diferenciado surgiu após a morte da avó, Keila, que aos 80 anos tinha uma vida ativa. “Justo quando minha avó morreu vendemos uma empresa de tecnologia e eu estava muito envolvido com o tema”, conta Morris. “Vi que, com a crise e a idade, os mais velhos não conseguiam emprego e nada estava sendo feito. Então, decidi desenvolver uma empresa que também tivesse impacto social”, acrescenta.

Segundo Morris, o foco da Maturijobs é facilitar a busca de oportunidades no mercado às pessoas com mais idade e também oferecer alternativas. “A forma de trabalho hoje é diferente, por isso, oferecemos cursos, tecnologia e incentivamos o empreendedorismo. Nosso foco é dar apoio para que depois a pessoa possa se virar sozinha”, observa o empresário. Ele afirma que isso ocorre em decorrência da falta de vagas para os mais velhos que procuram emprego e logo notam a grande concorrência, além do preconceito etário.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do IBGE, realizada no ano passado, registrou que o número de idosos com 60 anos no Brasil cresceu 18% em cinco anos, superando a marca de 30 milhões de pessoas em 2017, sendo a maioria (56%) de mulheres. Em 10 anos, a proporção de adultos entre 30 a 59 anos aumentou 4,8 pontos percentuais. Estimativa da ONU confirma que a população idosa no mundo está crescendo, podendo chegar até 2050 a dois bilhões de pessoas, quase três vezes mais o que existe hoje.

As pequenas e médias empresas são que mais oferecem vagas ao público com faixa etária mais elevada. Segundo Morris, um dos motivos para esta realidade é a falta de comprometimento de funcionários mais jovens. O empresário quer atingir as grandes corporações e, para isso, oferece consultoria mostrando que trabalhadores mais velhos possuem mais experiência e segurança. De acordo com ele, os cargos comumente oferecidos são nas áreas de vendas, atendimento a clientes, finanças e contabilidade e vagas de gerência.

Na prática

O cadastro na plataforma é feito de forma gratuita, assim como os conteúdos do Maturijobs na internet. “O candidato faz a busca de acordo com o tipo de emprego, incluindo seu currículo, hobbys, entre outros”, explica Morris. Atualmente, mais de 80 mil pessoas e 750 empresas estão cadastradas no site, que tem mais de 65,7 mil acessos mensais. A Maturijobs foi reconhecida pelo Sebrae e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como negócio de impacto social e recebeu o Prêmio Incluir 2017.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário