Kaleydos
finanças sociais

Finanças Sociais: fontes de informação e estudo

Relatórios, artigos e outras fontes de informação sobre Finanças Sociais

Não perca oportunidades para o seu negócio de impacto. Assine a nossa newsletter mensal e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no setor 2.5. Não se preocupe, também não gostamos de spam. :-)

As Finanças Sociais ainda estão no começo no Brasil e acreditamos ser importante compartilhar e difundir conhecimento sobre este campo. Ao longo deste post, listamos uma grande diversidade de relatórios, artigos, matérias e outros materiais para você se aprofundar no tema.

Mas antes, vamos definir o que são Finanças Sociais. Como explicamos antes:

Finanças Sociais constituem o investimento de recursos privados e públicos em atividades que visem produzir impacto socioambiental com sustentabilidade financeira. Empregam-se assim recursos não exclusivamente em função do retorno financeiro, mas também do impacto socioambiental.

Vamos aos materiais de informação, organizados abaixo por autoria.

Força Tarefa de Finanças Sociais

Organização com a missão de articular uma rede de relações para atrair investidores, empreendedores, governos e parceiros para que façam acontecer modelos de negócios rentáveis que resolvam problemas sociais ou ambientais e, com isso, mudem a mentalidade sobre como gerenciar recursos e necessidades da sociedade.

Incluímos no Kaleydos alguns de seus importantes relatórios para baixar em PDF. Em nossa sessão Conhecimento Útil você encontrará outros materiais de interesse.

Carta de Princípios para Negócios de Impacto no Brasil

Finanças Sociais Soluções Para Desafios Sociais e Ambientais

Fundações e Institutos Corporativos Investindo em Negócios de Impacto

Pesquisa de Intermediários do Ecossistema de Finanças Sociais e Negócios de Impacto
10 anos de Social Finance Task Force – Soluções e Desafios em Comum

Outros materiais que você pode baixar diretamente no site da FTFS são:

Allocating for impact – relatório do Social Impact Investment Taskforce.

A portfolio approach to impact investment – Guia do J.P.Morgan para criar, analisar e gerenciar um portfolio de investimentos de impacto.

Impact investing and beyond – relatório do ODI (Overseas Development Institute), think tank britânico líder em desenvolvimento internacional e questões humanitárias.

Impact Investments – An emerging asset class – Relatório do J.P. Morgan sobre o crescimento dos investimentos de impacto.

Social investment 10 years on – Relatório de 2010 do Social Impacto Investment Taskforce.

ICE

O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na articulação de líderes e no fomento de iniciativas transformadoras, capazes de gerar impacto social positivo na população de baixa renda. Faz parte da diretoria executiva da Força Tarefa de Finanças Sociais.

Alguns materiais de interesse publicados pelo ICE:

Bancos e Agências de Desenvolvimento – Sugestões para potencializar as Finanças Sociais e os Negócios de Impacto no Brasil

Parecer Jurídico sobre Investimento de Fundações e Associações sem fins de lucro no campo de Finanças Sociais

Mapeamento dos recursos disponíveis no campo social

SITAWI

A Sitawi é uma organização social de interesse público (OSCIP) que mobiliza capital para impacto socioambiental positivo. Sua atuação está estruturada em 2 programas complementares: Finanças Sociais e Finanças Sustentáveis.

Alguns materiais de interesses publicados pela organização:

Financiamento de empreendimentos socioambientais – Ebook com o objetivo de contribuir para a instrumentalização dos empreendedores que querem fazer o bem à sociedade, mas que esbarram no acesso a recursos.

Panorama do investimento de impacto na América Latina – Relatório da Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE) que oferece um panorama do setor de investimentos de impacto na América Latina.

Ricardo Abramovay

Professor titular do Departamento de Economia da FEA e autor de “Muito Além da Economia Verde” (Ed. Planeta Sustentável, SP, 2012). Seu blog contém alguns artigos de interesse no campo das Finanças Sociais.

Finanças sociais – Artigo publicado na revista Foco, 30 de novembro de 2004.

As finanças na luta contra a pobreza – Artigo publicado na Revista Desafios do Desenvolvimento, do IPEA – outubro de 04 – Ano 1 – no 3, p. 66.

Alternativas para a redução da pobreza

Inovações financeiras para a economia solidária

Outros

Você pode se interessar também pelos materiais abaixo.

Mercado financeiro e impacto social? Entenda o trabalho com finanças sociais – Matéria do site Naprática.

Institutos e Fundações e Negócios de Impacto: vamos molhar os pés – Artigo do Gife ( Grupo de Institutos Fundações e Empresas).

Rede Temática de Políticas Públicas discute a utilização dos incentivos fiscais pelos investidores sociais – Matéria publicada pelo Gife.

Contribua

Você conhece algum outro material de interesse (relatório, artigo, matéria etc.) que gostaria de ver divulgado nesta página? Entre em contato com nosso editor e envie a sua sugestão.

Photo via fancycrave via Visualhunt.com

Redação Kaleydos

1 comentário