Kaleydos

Fundador da Insolar revela que ações fizeram sua startup decolar

Entenda o que fez esse negócio social que leva energia solar a uma comunidade no Rio de Janeiro ter sucesso

Em um país como o Brasil, com um dos maiores potenciais para a geração de energia solar do mundo, a Insolar se destaca pelo por aliar o impacto ambiental ao impacto social. Sua atividade principal – a instalação de sistemas fotovoltaicos para empresas em todo o país – já beneficia o meio-ambiente. Um diferencial é que parte dos lucros com essa atividade é revertido para um fundo que subsidia a instalação de sistemas similares em residências, associações e pequenos negócios na comunidade de Santa Marta, no Rio de Janeiro. Dessa forma, ajuda a reduzir, ou mesmo zerar, a conta de luz das famílias de baixa renda atendidas.

Kaleydos perguntou a Henrique Drumond, fundador da startup, quais acontecimentos ou decisões foram importantes para o seu negócio decolar. Confira abaixo as suas respostas.

Comunicação

“Quando as pessoas sabem das suas intenções e dos seus sonhos, as oportunidades aparecem. Conheci meu sócio graças a uma amiga em comum, que nos apresentou após tanto ele quanto eu termos comentado, em datas muito próximas, sobre nosso interesse por energia solar”.

Colaboração

“Principalmente quando se trata de negócios sociais, que envolvem uma diversidade maior de stakeholders, buscar parcerias estratégicas é fundamental e acelera a nossa curva de aprendizado. O sucesso de todos os projetos da Insolar até hoje foi graças a boas parcerias. Nosso projeto piloto, por exemplo, contou com o apoio do setor público, setor privado, terceiro setor, comunidade internacional e comunidade local. Todos, sem exceção, ainda são parceiros da Insolar”.

Intuição

“Estar aberto para receber inputs de todos, o tempo todo, ajustando o rumo sempre que necessário, é fundamental. Isso permite pequenos erros e aprendizados rápidos, ao invés de grandes erros com aprendizados custosos e atrasados. De todo modo, a decisão final precisa pesar nossa intuição. No mínimo, é o nosso cérebro processando tudo que a gente já sabe e deseja para o futuro e indicando o caminho que a nossa consciência ainda não conseguiu processar e a nossa razão ainda não sabe justificar”.

Empreendedores de impacto compartilham seus erros e acertos

Quer saber as respostas que outros empreendedores deram à mesma pergunta? Então leia essa matéria da série +imPACTO: Negócios & Propósito, produzida em parceria com a Pipe.Social.

Leia também essa outra matéria, em que empreendedores contam os maiores erros que cometeram e o que aprenderam com eles.

Saiba mais sobre a Insolar


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário