Kaleydos
economia circular

Google quer ajudar cidades a fazer transição para modelo de economia circular

Tecnologias digitais já existentes e em desenvolvimento podem ajudar cidades a adotar a circularidade em seus modelos econômicos

Cortar as emissões de carbono é um objetivo de muito governos federais e municipais em todo o mundo. E as cidades estão liderando essa corrida, conseguindo atingir mais rapidamente as metas para uma economia de baixo carbono. Muitas cidades agora já querem dar o passo seguinte: construir modelos de economia circular.

A Google está buscando ajudar os governos municipais neste sentido. Em parceria com a Ellen McArthur Foundation, organização de fomento à economia circular, a empresa está pesquisando como a tecnologia digital pode ajudar cidades a fazer a transição para a economia circular. Tudo isso usando soluções de tecnologias digitais que a Google já desenvolve.

Por exemplo, o Project Sunroof permite que proprietários de casas e cidades identifiquem telhados que possam usar painéis solares e ajuda a disseminar o uso de energia renovável local, assim como o uso mais eficiente de seus recursos naturais.

Outra ferramenta, a Portico, identifica a saúde dos materiais usados em construções, mostrando quais devem ser substituídos. Ferramentas digitais podem ainda ser usadas para criar marketplaces de materiais de construção reutilizados.

O relatório ainda descreve como tecnologias podem “desmaterializar” cidades. Aplicativos como Lyft e Uber, por exemplo, tornam menos provável que as pessoas escolham ter seus próprios carros. Já o LeanPath, uma tecnologia usada pela Google e pela Ikea, permite reduzir o desperdício de alimentos e medir comida para ajudar restaurantes a planejar menus melhores.

O próximo passo da Google será tornar o uso da tecnologia em cidades mais tangível. Dois “laboratórios de circularidade”, em Nova York e Bay Area, construirão protótipos de edifícios que ilustram como os designers podem escolher melhores materiais, planejados para serem desmontados e usar melhor as suas fontes de energia.

O que é economia circular?

Na definição da Ellen McArthur Foundation, a economia circular é:

(…) regenerativa e restaurativa por princípio. Seu objetivo é manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo. O conceito distingue os ciclos técnicos dos biológicos.

Conforme concebida por seus criadores, a economia circular consiste em um ciclo de desenvolvimento positivo contínuo que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos administrando estoques finitos e fluxos renováveis. Ela funciona de forma eficaz em qualquer escala.]

Saiba mais sobre economia circular

Já abordamos o tema algumas vezes na Kaleydos. Sugerimos as leituras abaixo para aprofundamento:

Casos de sucesso do mercado

Mexicanos transformam lixo plástico em casas de baixo custo

C&A anuncia sua primeira coleção circular com foco em sustentabilidade

Startup indiana transforma lixo em commodities

Apple pretende fabricar produtos apenas com materiais reciclados

 

Artigos e vídeos

Economia circular: a chave da sustentabilidade

Vídeo: como funciona a economia circular

5 vídeos para você entender a economia circular

Economia circular é bom para os negócios, para o ambiente e para as pessoas, diz especialista em sustentabilidade

Economia Circular: o que você e o seu negócio tem a ver com isso?

Economia circular coloca em cheque modelos de negócios das empresas e convoca o setor para promover transformação social


Com informações da FastCompany

Foto: VisualHunt

Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário