Kaleydos
Aplicativo da Hand Talk

Hand Talk e Fundação Lemann lançam projeto para difundir a educação em Libras

Acervo educativo em Libras pode ser consultado por professores e alunos por meio do aplicativo da startup

Não perca oportunidades para o seu negócio de impacto. Assine a nossa newsletter mensal e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no setor 2.5. Não se preocupe, também não gostamos de spam. :-)

A Hand Talk, startup de tradução automática em Libras, anuncia um projeto para disseminar a educação na linguagem de sinais. A linguagem, adotada pela comunidade surda, é reconhecida oficialmente no Brasil desde 2002, pela Lei Nº 10.436. O projeto é apoiado pela Fundação Lemann, que apoia projetos para melhorar a educação pública no Brasil.

A cada dia, surgem novos sinais em Libras para representar palavras e expressões. Porém, existe uma grande dificuldade em divulgá-los e oficializá-los. Muitos desses novos sinais, como o que representa a fórmula de Bhaskara, deveriam ser usados nas salas de aula, mas são desconhecidos pela maioria dos professores e dos alunos.

Para solucionar esse problema, a Hand Talk e a Fundação Lemann reuniram pesquisadores, representantes da comunidade surda, intérpretes e professores de várias regiões do país para catalogar e animar em 3D mais de 2 mil sinais de 5 matérias escolares do ensino fundamental (português, matemática, ciências, história e geografia). Esses sinais farão parte de um dicionário dentro do aplicativo da startup, que pode ser baixado gratuitamente em  www.handtalk.me/download.

Fundada em 2012, a Hand Talk tem a missão de quebrar barreiras entre surdos e ouvintes, por meio de um plugin para tradução de sites e em um aplicativo que funciona como um tradutor de bolso – premiado pela ONU como o Melhor Aplicativo Social do Mundo.

Antes desse projeto, a startup já havia lançado outra iniciativa na área da educação. Desde 2015, está disponível em seu aplicativo a série Hugo Ensina. Os vídeos da série, segmentados em diversas temáticas (saudações, datas comemorativas etc.), ensinam milhares de sinais em Libras gratuitamente.

Leia também

Hand Talk Live: tradução simultânea de libras online

Hand Talk recebe aporte de R$2,5 milhões

Do Brasil para o mundo, tecnologia assistiva é tendência de empreendedorismo de impacto social


Foto: Divulgação. Imagem disponível para download em: http://bit.ly/img-ht-lemann

Redação Kaleydos

Faça um comentário