Anjos do Brasil explica por que uma startup deve buscar conselheiros reconhecidos em seu setor


Em resumo:

  • Conselheiros possuem o distanciamento necessário para trazer visões diferentes para a startup e ainda agregam conhecimento e experiência ao empreendimento. Além disso, conselheiros reconhecidos em seu setor, concedem credibilidade ao negócio e ajudam a criar uma rede de parceiros.

Originalmente publicado pela Anjos do Brasil

Abrir uma startup é pensar em trazer novas possibilidades e soluções para nossa vida, muitas vezes, facilitando nosso dia a dia!

Para colocar o projeto em prática, com o produto ou serviço no mercado, e fazê-lo crescer é fundamental ter uma visão ampla. É nesse momento, que o empreendedor está tão envolvido com a operação da empresa e em fazer ela dar certo, que chega a hora de procurar um conselheiro que possa trazer uma visão de fora para o negócio porque, quem está dentro da dinâmica da startups, muitas vezes, não consegue analisar as situações de forma pragmática e não enxerga soluções para impasses. Por esse motivo, que o conselheiro é de suma importância para esse empreendedor, conforme pontuou Marcelo Amorim, da Jacard Investimentos durante o Congresso da Anjos do Brasil.

​“O mentor traz a perspectiva externa porque não está dentro dos problemas do dia a dia da empresa e, quem está na rotina, raramente tem o distanciamento para poder analisar de uma perspectiva externa para ser pragmático e objetivo quando precisa ser. Assim, um conselheiro de uma startup traz uma perspectiva externa.” disse Amorim.

A segunda coisa que um conselheiro agrega é a experiência e independência, e esse é um ponto extremamente importante porque mentores não estão ligados emocionalmente e nem contratualmente naquela organização e podem expressar seus pontos de vista claramente.

Outro caráter importante de se ter um conselheiro é que ele automaticamente agrega credibilidade ao negócio: “se um jovem consegue um conselheiro que é razoavelmente importante no segmento dele e que tem uma carreira profissional destacada, é um investidor destacado, ele agrega credibilidade de imediato.” falou Amorim.

Ter um mentor também é importante por ele ter uma boa rede de parceiros. Apesar disso ser um motivador, lembre-se que ele não é o principal ponto para tê-lo na sua empresa. Só a visão externa e distanciada dele já trará múltiplos benefícios para sua startup.

Quer saber mais sobre o universo de investimento anjo? Inscreva-se no Congresso de Investimento Anjo da Anjos do Brasil! Nós promovemos o maior evento desse segmento no país com novidades e palestrantes que fazem a diferença nesse ecossistema. Para participar e ver nossa programação acesse: http://congresso.anjosdobrasil.net/.

Prêmio Anjos do Brasil!

Ainda durante o Congresso teremos a 1ª edição do Prêmio Anjos do Brasil que reconhece destaques de 2017, tanto startups investidas quanto investidores anjo, participantes ou não de uma rede.

Serão premiado 3 investidores e 3 startups! Se inscreva aqui: http://www.anjosdobrasil.net/premio.html.