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A importância do registro de marca: saiba mais sobre o tema

E tão importante quanto o processo de criar a marca e torná-la memorável, é registrá-la; entenda como fazer

Por Jatyr Ranzolin Jr., publicado no Impact Hub

Em 2015 a nossa CEO, Gabriela Werner, escreveu um artigo sobre o que é necessário para criar uma marca. Para ela, “uma marca não se cria apenas com um caminhão de dinheiro para torrar em publicidade ou campanhas extravagantes de impacto”, ela precisa criar experiências e fazer sentido para quem compra.

E tão importante quanto o processo de criar a marca e torná-la memorável, é registrá-la. Por isso, chamados um dos nossos membros especialistas no assunto para falar um pouquinho sobre o processo.

Marca é um sinal distintivo visualmente perceptível usado para distinguir determinados produtos ou serviços de outros de mesma natureza ou afim. Esse conceito engloba o nome da sua empresa, a imagem que ela transmite e as impressões que causa nos diversos públicos que atinge. Além disso, a marca é o único elemento que diferencia uma empresa de seus concorrentes.

Para garantir a exclusividade do uso da marca, ou seja, somente uma empresa deter seu direito de uso, é necessário fazer o registro junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – órgão responsável pela concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual.

Com o registro, a empresa tem a prova de que teve a ideia antes dos outros e impede que terceiros usem sua marca sem a sua devida autorização.

O registro também possibilita que a empresa use a marca em todo o território nacional. Mesmo sua atuação sendo regional, ou até mesmo local, a marca quando registrada tem validade no país todo. Em caso de expansão para outro Estado, a marca já estará protegida e pronta para atuar nacionalmente.

Dentro desse processo de expansão, uma marca registrada pode dispor de transações comerciais, como Licenciamento e Franquias. Cada vez mais em alta, esses modelos de negócio podem render um importante incremento no faturamento, sendo utilizado como estratégia de ampliação por empresas de médios e grandes portes.

Outro motivo importante de registrar a sua marca é o controle do uso da mesma por terceiros. Se identificar o uso da marca em produtos ou serviços semelhantes sendo realizada por outra pessoa ou empresa, sem a sua autorização, será possível acionar a justiça. Uma das formas eficazes de monitorar o mercado é através da fiscalização da sua marca junto ao INPI. Ao tomar conhecimento desse uso indevido, você poderá obter na justiça uma decisão que determinará a imediata interrupção, além de fixar uma indenização pelos danos causados, inclusive os morais.

Redação Kaleydos

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