Para fomentar a inovação, a equipe que você forma é mais importante do que o orçamento gasto em R&D

Um artigo do StartSe informa que quando a Apple fez sua principal inovação da história, o Mac, a IBM gastava cerca de 100 vezes mais em R&D. Além disso, alguns de seus produtos mais inovadores – o iMac e o iPod – foram criados quando a empresa de Steve Jobs estava perto de falir. Como eles conseguiram isso?

Segundo o artigo:

“Inovação não tem nada a ver com quantos dólares você gasta”, disse Steve Jobs. Essa é uma frase que todo empreendedor (ou todo executivo de grande corporação) deveria ter em mente.  Inovação, diria Jobs, é o resultado das pessoas que você tem, junto com a forma que você os lidera e quanto você consegue espremer disso.

E continua:

Em um ambiente privado de capital para investimento, a Apple sempre contou com algumas regras e a visão de seu antigo líder, morto em 2011. Grupos pequenos de pessoas trabalhavam em cada projeto (mas garantia-se que existe um “excesso de talento” em cada uma dessas equipes) e eram chamados de “piratas”. A ideia era fazer que cada grupo fizesse um produto espetacular, indo de acordo com a gigantesca visão de Steve Jobs.

Havia um direcionamento exemplar, que permitia fazer muito mais com menos. Dentro da Apple de Steve Jobs, haviam sete regras para inovação: as pessoas deveriam amar o que faziam, procurar fazer diferença no universo, conectar coisas aparentemente desconexas, focar em fazer produtos simples, criar experiências excepcionais, ter uma boa mensagem em cada produto e vender sonhos, não produtos. Combinadas, essas sete regras resultavam em inovações sensacionais.